Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



No dia 16 de setembro, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem (na foto, à direita), mediou um debate no painel técnico “O futuro das empresas contábeis”, durante o segundo dia do 5º Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar). Os convidados que se juntaram ao debate, realizado nessa sexta-feira no Hotel Grand Carimã, em Foz do Iguaçu/PR, foram o advisor na OMIE, Roberto Dias Duarte, o CEO da Tactus Contabilidade, Anderson Hernandes,  e o especialista em negócios e liderança disruptiva Vicente Sevilha Junior, fundador da Sevilha Contabilidade. 

"O futuro das empresas contábeis precisa de profissionalismo, processos e gestão", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que comentou também sobre a necessidade de se aceitar mudanças e atualizar a mentalidade para se ter um bom posicionamento estratégico de mercado.
Na foto, a partir da esquerda: o conselheiro do CRCPR, César Alberto Ponte Dura, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins, o conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo, o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, o presidente Laudelino Jochem, a vice-presidente de Controle Interno, Eunice Cavali Duarte, os conselheiros Rosemere Kiyomi Hayashi (coordenadora da Comissão CRCPR Mulher), Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Aryane Yumi de Almeida Rocha (coordenadora das Comissões Técnicas de Trabalho), Gisele Martins Machioski, Roseli Ruiz, Danilo Alves Grani, o vice-presidente de Registro, Claudemir Matiusso, o gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, o delegado representante do CRCPR em Araucária, Edson Luiz Marcondes Maraschin, o contador José Carlos Miranda, sócio da AIC Contabilidade, e o conselheiro Lauri Helfenstein. 

5º ENESCOPAR 2022

O evento aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro, e o tema escolhido para essa edição foi “A revolução das empresas de serviços: valorizando pessoas, transformando negócios”. O objetivo era apresentar aos empresários que participaram do evento um panorama do Brasil e seus cenários econômicos, com enfoque na valorização de pessoas; para isso, o SESCAP-PR trouxe para a palestra magna, no primeiro dia do encontro, o jornalista Augusto Nunes, que mantém, desde 2009, uma coluna na revista VEJA que atinge mais de 3,5 milhões de acessos mensais. 

No segundo dia, a palestra de abertura, sobre a temática do evento, foi ministrada pelo especialista em Negociação e Liderança pela Harvard University, Fábio Neto. Na sequência, a palestra “O Networking e o Metaverso” foi ministrada pelo diretor de estratégia da 80/20 Marketing, Kenneth Corrêa, que possui a experiência de mais de 15 anos planejando, desenvolvendo e monitorando projetos de marketing e tecnologia. Explorando a temática do Metaverso de empresas como Microsoft, Meta (ex-Facebook), Roblox, Decentraland e Sandbox, a palestra contribuiu com interessantes insights sobre essa nova transformação no cenário digital. 

Davi Braga, jovem empreendedor e entusiasta da inovação, educação, tecnologia e disrupção, conduziu a palestra “Empreendedor grande desde pequeno”. Davi é Forbes Under 30 e fundou, aos 13 anos, a startup LIST-IT e apresentou a empresa, que é seu “case de sucesso”, no programa Shark Tank Brasil,  inspirando jovens empreendedores a fazerem a diferença.

Para fechar a programação, o empresário e nadador Gustavo Borges conduziu uma palestra recheada de insights, com o tema "Como ter uma empresa campeã". O atleta é sócio-fundador das Academias Gustavo Borges e é formado em economia pela Universidade de Michigan, além de ter sido quatro vezes medalhista olímpico, quatro vezes recordista mundial e 19 vezes medalhista em Jogos Panamericanos, dentre outras conquistas.

Hackathon foi atração inovadora

Os participantes do 5º Enescopar assistiram com exclusividade a um hackathon, atividade que consiste em equipes formadas por acadêmicos, desenvolvedores de softwares, designers e profissionais de marketing e vendas desenvolvendo soluções inovadoras para o segmento contábil, a partir das dores dos empresários do setor. Esse foi o primeiro hackathon em um evento de entidades da classe contábil no Brasil, desenvolvido em parceria com o SEBRAE-PR, que conduziu as atividades durante os dois dias do evento.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.