Presidente do CRCPR é homenageada, no Dia da Mulher, na Câmara de Curitiba

Por sua trajetória como empresária da contabilidade, presidente do CRCPR, em seu segundo mandato, e representante das profissionais da área no Paraná, a contadora Lucélia Lecheta foi uma das 25 homenageadas na última segunda-feira, 10 de março, na Câmara Municipal de Curitiba, em sessão solene comemorativa ao Dia Internacional da Mulher.

Iniciativa da bancada feminina da Casa formada pelas vereadoras Noemia Rocha, Professora Josete, Julieta Reis, Carla Pimentel e Dona Lourdes, cuja programação contou com a inauguração de uma galeria com fotos de todas as vereadoras eleitas em Curitiba desde o ano de 1947. “De 1947 para cá, passaram pelas cadeiras de vereadores mais de 280 indivíduos, sendo que, de todo esse conjunto, apenas 20 eram mulheres. Trata-se de uma disparidade que deve ser corrigida”, declarou na ocasião o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV).

Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR, fez o discurso de agradecimento em nome de todas mulheres homenageadas

Escolhida para fazer o agradecimento em nome das homenageadas, a presidente do CRCPR estendeu a homenagem “às incríveis mulheres de todas as épocas e lugares que, embora enfrentando situações, ambientes e forças as mais adversas, não se omitiram, não desistiram. Foram em frente, apesar dos riscos e consequências”, e apontou como símbolo dessa postura a jovem paquistanesa Malala Yousafzai Montero. “Acho que, em um momento como esse, além da reflexão, é fundamental também celebrar as conquistas e renovar as forças para continuar a caminhada”, disse.

A vereadora Carla Pimentel, que comandou o cerimonial, disse que a comemoração representa a lembrança da importância das mulheres na sociedade, bem como de suas lutas por igualdade. “Luta que tem continuidade permanente contra a violência, a discriminação e a favor da paz”, afirmou. A vereadora Professora Josete (PT) destacou alguns pontos essenciais para a compreensão da luta das mulheres por seus direitos. “O que vemos no mundo do trabalho é uma separação entre atividades masculinas e femininas, bem como uma hierarquização. Homens ganham mais do que mulheres que realizam as mesmas atividades”, apontou a vereadora.

O prefeito Gustavo Fruet recebeu o diploma em nome da sua mãe, homenageada pela vereadora Noemia Rocha. Para Fruet, “a criação do Conselho da Condição Feminina nos anos 80, foi fundamental para sedimentar as ações e políticas desenvolvidas atualmente”. Ainda segundo o prefeito, “vivemos um momento contraditório em que avanços sociais convivem com a barbárie da violência urbana, e a sensibilidade feminina é necessária para que possamos interpretar os eventos com ternura”.

Prestigiaram a cerimônia a desembargadora Rosana Amara Girardi Fachin, representando Guilherme Luiz Gomes, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; César Vinícius Kogut, comandante da Polícia Militar do Paraná; Ana Maria Macedo, assessora de gabinete da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, representando o governador Beto Richa e sua esposa Fernanda Richa, secretaria da Família e Desenvolvimento Social; além dos vereadores Pedro Paulo (PT), Paulo Rink (PPS), Toninho da Farmácia (PP), Chicarelli (PSDC), Valdemir Soares (PRB) e Dirceu Moreira (PSL).

Homenageadas

Cada vereadora indicou cinco nomes para a homenagem. Pela vereadora Professora Josete (PT) foram homenageadas: Alda do Perpétuo Sampaio, trabalhadora do magistério, atua na área de pesquisa do financiamento da educação; Helena Camargo Ribeiro, trabalhadora de limpeza da Câmara desde 2011; Marlei Fernandes de Carvalho, presidente da APP-Sindicato e coordenadora da Comissão de Mobilização do Fórum Estadual de Educação; Regiane da Silva Keppe, coordenadora municipal do Movimento Nacional da População em situação de Rua em Curitiba; e Sebastiana Tortato, 82 anos, professora aposentada.

As indicadas pela vereadora Dona Lourdes (PSB): Eliane Fanini Meduna, diretora da Escola Municipal Albert Schweiter, na CIC; Hilda Belinoski, funcionária mais antiga do Pequeno Cotolengo; Margarete da Luz Mariano Pedroso, voluntária da Igreja de Santa Quitéria há 30 anos; Rosa França, proprietária da panificadora Cecília, no bairro Xaxim; e Simone Vítor, médica especializada em pediatria e neonatologia.

A vereadora Noemia Rocha (PMDB) homenageou: Damaris Albuquerque Klant Kogut, presidente da Cruzada de Cosme e Damião de proteção à Maternidade e Infância; Devanilde Chiesa, empreendedora do ramo alimentício; Giovana de Deus Derzette, auxiliar de serviço pastoral no Ministério Gileade; Ivete Fruet, mãe do prefeito Gustavo Fruet e ex-primeira-dama de Curitiba ao tempo da criação do primeiro Conselho Municipal da Condição Feminina; e Marisa Lobo Franco Ferreira Alves, psicóloga e coordenadora da campanha “Maconha, não” e coordenadora da “Expocristo”, maior feira cristã do sul do Brasil.

As indicadas da vereadora Carla Pimentel (PSC): Eunice Kempfer, pastora da Igreja Assembléia de Deus; Fátima Regina Cazella, proprietária da confeitaria Requinte; Márcia Lorenzon, diretora do Lizon Hotel e coordenadora do Setor de negociações Internacionais da Lorenzon Cia Ltda.; Maria do Monte, pastora da Igreja Assembléia de Deus; e Rose Carvalho Pio, pastora da Comunhão Cristã ABBA.

A vereadora Julieta Reis (DEM) homenageou: Glenys Maria Bessler, presidente do Clube Feminino de Automóveis Antigos; Jilcy Mara Joly Rink, presidente da Câmara de Buffets e Casa de Eventos da Abrasel Paraná; Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR); Sâmia Saad Gallotti Bonavides, subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do Ministério Público do Paraná; e Tina Gabriel, empreendedora do ramo de decorações florais.

Fonte: Ass. Comunicação Câmara e CRCPR – Foto Andressa Katriny