O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Luiz Breda Carlin, nomeou por meio das portarias nºs 003 e 004/2024, os coordenadores das Comissões Temáticas de Trabalho da autarquia e o coordenador geral das Comissões para o biênio 2024/25, com mandato de 1º de fevereiro de 2024 a 31 de dezembro de 2025.

Cada comissão tem, em média, nove participantes, sendo cinco indicados pelo CRCPR e os outros quatro escolhidos a partir das candidaturas postuladas, em que os interessados  são solicitados a apresentar não apenas currículo, mas também propostas a serem desenvolvidas em suas áreas de interesse. No dia 20 de novembro de 2023, o CRCPR publicou o Edital de Chamamento Público nº 001/2023, dando início ao processo seletivo de novos integrantes para completar os quadros das Comissões Temáticas de Trabalho da autarquia.

"De modo inovador, o recrutamento de integrantes para comissões temáticas por meio de chamamento público, instituído na gestão anterior, possibilita recrutar voluntários realmente interessados em contribuir para a valorização da profissão contábil. Muitos integrantes de comissões têm seu primeiro contato com o funcionamento do CRCPR e de ontras entidades com as quais interagimos a partir da participação nas atividades desses grupos de trabalho. O chamamento público acaba sendo também uma forma de atrair novos talentos para as entidades contábeis, contribuindo para sua renovação e modernização", comenta o presidente Breda Carlin.

A conselheira Gisele Martins Machioski, ex-integrante da Comissão CRCPR Mulher, assume a Coordenação Geral das Comissões Temáticas de Trabalho, sucedendo a conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha, que foi alçada à posição de vice-presidente de Registro nesta gestão, e ao conselheiro Michel Gulin Melhem, que exerceu essa função até 2022 e agora ocupou a vice-presidência de Desenvolvimento Profissonal de 2023 a 2023 e agora está na vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina.

"Foi uma escola e tanto", pondera Ariane. "Um verdadeiro exercício de articulação política, que muito contribuiu para o meu crescimento com profissional e como ser humano", acrescenta. "Com toda a certeza, me proporcionou uma bagagem profissional que nenuma escola poderia. Ainda mais pelo fato de ter sido o primeiro a exercer essa função, foi preciso construir muita coisa do zero, mas foi muito gratificante, mesmo tendo recebido esse desafio em plena pandemia, pois tive a oportunidade de construir um legado, que agora posso ver evoluir e dar novos frutos pelas mãos das minhas colegas Ariane e Gisele", reflete Melhem.

Conselheira Gisele Martins Machioski, a nova coordenadora geral das comissões

A gestão eficiente dessas 18 comissões, compostas por cerca de 200 profissionais altamente qualificados na área contábil , é uma missão complexa. Desempenhada de forma e honorífica - sem remuneração - eleva o comprometimento voluntário do conselheiro ou conselheira a quem ela é confiada a um alto patamar. No exercício de suas atribuições, a coordenadora Gisele terá a responsabilidade de elaborar o cronograma abrangente das atividades das comissões, superando desafios de conflitos de agenda, para garantir que a equipe do CRCPR forneça suporte de qualidade. Terá também a missão de transmitir aos coordenadores e integrantes das comissões as normas e regulamentos a que o CRCPR, como órgão público federal, está sujeito.

"A quase totalidade dos coordenadores e integrantes das comissões são profissionais que atuam na iniciativa privada e estão habituados com a realização dos projetos de forma célere. No CRCPR, tudo precisa ser analisado à luz dos regramentos que a autarquia precisa seguir, especialmente quando envolve contratações. Nesse caso, é necessário verificar se o Plano Anual de Trabalho do órgão contempla a despesa, precisa passar pela área de Contratos e Licitações, enfim, medidas que visam assegurar que as receitas do órgão, provenientes das anuidades pagas por cada um de nós, profissionais da contabilidade, sejam bem empregadas em favor da nossa classe", explica Gisele. "Quando as comissões compreendem isso, tudo flui melhor e posso assegurar que esses cuidados da equipe do CRCPR nos dão tranquilidade para realizar grande coisas", analisa a coordenadora, que terá como foco trabalhar em conjunto com a Divisão de Desenvolvimento Profissional da entidade para assegurar que um público amplo seja alcançado, além de gerar relatórios periódicos e monitorar de forma contínua as informações divulgadas nos canais do CRCPR sobre os trabalhos desenvolvidos.
Registro do Encotro de Coordenadores de Comissões realizado em 2023 em Paranguá

Conheça os novos coordenadores da Comissões Temáticas de Trabalho do CRCPR - Gestão 2024-2025

Denisa Maria BorçatoComissão da Mulher Contabilista

CRCPR Mulher

Rafael Benjamim Cargnin Filho
Comissão do Empresário Contábil Paranaense

CRCPR Empreendedorismo

Sérgio Augusto da Porciúncula Júnior
Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil

CRCPR Auditoria Contábil

Maikol Couto Gestal Vicente
Comissão do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil

CRCPR Jovem

Rafaela Neves Cargnin
Comissão Especial de Valorização Profissional

CRCPR Valoriza

Nilson Fabiano Junior
Comissão de Inovação e Transformação Digital do Profissional Contábil Paranaense

CRCPR Inova

Comissão de ESG do Profissional Contábil Paranaense

CRCPR ESG

Saiba mais

Nas próximas semanas, o CRCPR Online trará uma reportagem com o balanço das atividades das comissões temáticas na gestão anterior, anunciará a composição de cada comissão e os nomes dos funcionários que prestarão suporte operacional a cada grupo de trabalho.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.