Presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, concede entrevista ao programa Jogo do Poder, na CNT Confira o vídeo

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Lucélia Lecheta, foi entrevistada pelo apresentador Luís Carlos da Rocha, no programa da Rede CNT Jogo do Poder, no último domingo, 29, às 23h.

Questionada já de início por um telespectador por que tanto tempo para o CRCPR, que tem 66 anos e já teve 23 dirigentes homens, ter uma mulher na presidência, Lucélia respondeu que isso se deve ao fato de as mulheres estarem ingressando na profissão, em grande escala, somente nos últimos tempos. Nas faculdades, elas já são maioria, mas na profissão ainda perdem pontos. Por outro lado, o índice da participação feminina nas entidades ainda é bem inferior ao de homens. Mas as mulheres estão avançando, “ já tivemos, por exemplo, uma presidente no Conselho Federal de Contabilidade”, disse.

A contadora Lucélia Lecheta foi escolhida por seus pares, em reunião plenária, no dia 6 de janeiro de 2012 Na ocasião, foi eleito também o novo Conselho Diretor da gestão 2012-2013 do CRCPR. Embora a nova direção já esteja no comando da entidade, a posse solene será dia 16 de março. O Conselho é formado por 54 conselheiros - 27 efetivos e 27 suplentes, representando todas as regiões do estado, eleitos pela classe. Um terço dos conselheiros foi escolhido pela classe contábil, em eleição realizada no período de 10 a 19 de novembro de 2011.

Nascida em Mandirituba, região Metropolitana de Curitiba, Lucélia é diretora do escritório Lecheta Contabilidade SS Ltda. Exerce a contabilidade desde 1986 quando se formou técnica em contabilidade, fazendo em seguida Ciências Contábeis e pós-graduação em Planejamento Tributário. Iniciou a sua participação em entidades contábeis em 2004 como conselheira suplente do CRCPR. Foi vogal representante da classe contábil na Junta Comercial do Paraná de 2007 a 2010. No CRCPR, nos últimos anos, ocupou as funções de conselheira efetiva, vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Regional e vice-presidente de Administração.

Em mais de meia hora de entrevista, Lucélia falou também sobre o papel do CRC e do sistema, o trabalho de fiscalização, a legislação da profissão, como a Lei 12.249 que instituiu o exame de suficiência, e ainda sobre educação continuada e a responsabilidade do contador em relação às empresas. Quanto a isso, disse ela que um dos maiores desafios da sua gestão é sensibilizar as entidades empresariais para trazer os empresários à realidade da modernização, a exemplo das mudanças impostas pelo Sped, o Sistema Público de Escrituração Digital que está extinguindo a contabilidade em papel.