Presidente do CFC prestigia sessão plenária de janeiro do CRCPR

A sessão plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) do dia 30 de janeiro contou com a ilustre participação do presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o contador José Martonio Alves Coelho.

Em sua fala inicial, o presidente cumprimentou a presidente do CRCPR Lucelia Lecheta e os demais membros do Conselho por sua gestão extremamente atuante no cumprimento do seu papel de viabilizar e fiscalizar a aplicação das leis e regulamentos a que os contadores estão sujeitos e na defesa dos interesses da classe contábil do Paraná. Também deu especial destaque ao primoroso trabalho desta gestão na área de educação continuada, não só pela ampla oferta de cursos que vem sendo oferecida aos contabilistas de todo o estado, mas também por sua qualidade. “Não conhecia profundamente a presidente Lucelia, mas fiquei positivamente surpreso com a sua energia e disposição ao estarmos juntos por ocasião evento de lançamento do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista no último dia 24, em Foz do Iguaçu”, comentou.

O presidente informou também que está realizando visitas como esta aos Conselhos Regionais com o

objetivo de estreitar o relacionamento entre o CFC e os CRCs para melhorar a comunicação e identificar pontos em que a entidade pode contribuir para melhorar o desempenho dos regionais.

A presidente Lucelia e os vice-presidentes apresentaram um balanço das atividades do órgão e os planos para 2015. A seguir, o presidente Martonio mostrou a análise do CFC das atividades e contas do CRCPR e falou sobre os principais desafios da entidade frente à atual conjuntura econômica e fiscal do País, bem como sobre os planos para o ano corrente. Abordou também a polêmica quanto ao fornecimento de informações pelos contabilistas ao COAF, destacando que a classe tem um importante papel no âmbito da Lei n.º 9.613/98 e da Resolução CFC n.º

1.445/13, cuja aplicação contribui para que as instituições sejam mais transparentes e para a redução da corrupção e o combate ao crime organizado.

Falou também sobre a extinção do registro para Técnicos, destacando que sendo ele mesmo um técnico, reconhece a necessidade da medida devido às mudanças que vêm ocorrendo quanto à qualidade da formação profissional na área contábil no País, explicando que o objetivo é assegurar que os novos profissionais tenham a qualificação necessária para bom o exercício da profissão.

Durante a plenária, ocorreu ainda a formalização da nomeação do contador João Marcelino de Oliveira para

o cargo de Delagado Regional do CRCPR na cidade de Londrina e do técnico Moinzés Aparecido Alves Ribeiro para o cargo de Macrodelagado Regional do CRCPR na região Norte do Paraná.

João Marcelino de Oliveira é nomeado Delagado Regional do CRCPR em Londrina.

Na sequência, é formalizada a nomeação de Moinzés Aparecido Alves Ribeiro para o cargo de Macrodelagado Regional do CRCPR na região Norte do Paraná.

O presidente do CFC encerrou sua participação ouvindo, agradecimentos, sugestões e o compromisso dos conselheiros e da presidente Lucelia para a contínua melhoria da atuação do CRCPR e do CFC e proferindo palavras de incentivo para que a atual gestão do CRCPR continue focada em instrumentalizar os contabilistas paranaenses para melhor cumprirem seu papel como profissionais, empresários e cidadãos.