A Junta Comercial do Paraná realizou, nesta segunda-feira (30), a cerimônia de posse do presidente, Marcos Rigoni, que foi reconduzido ao cargo, e dos novos vogais da instituição, para o mandato 2023/2026. Dos 23 vogais empossados, 15 são novatos e já passaram por um período de capacitação. A primeira sessão Plenária do Colégio de Vogais com os novos membros está marcada para quarta-feira (1º de fevereiro).

O vice-governador, Darci Piana, representou o governador Ratinho Junior e lembrou que já trabalhou como vogal da Junta Comercial, "num tempo em que era muito mais difícil realizar as avaliações e era preciso discutir os problemas com próprio empresário, mas funcionava", disse. A Junta Comercial serve para facilitar a vida do empresário e fazer com que ele invista mais e consiga resolver seus problemas”, afirmou.

O futuro secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, que será nomeado oficialmente após a confirmação do seu novo mandato como deputado federal, disse estar feliz em poder contribuir com o desenvolvimento da Junta Comercial e com todos os programas voltados ao crescimento empresarial no estado. “Temos o desafio da Reforma Tributária, que o presidente eleito diz que tem prioridade para votar. Conversei com o governador  Tarcísio Freitas, e ele disse que está disposto a colaborar, porque se São Paulo não quer, a reforma não anda. Então temos muitas chances de fazer a reforma, que nada mais é do que simplificar a vida do empresário”, explica o deputado.

Reconduzido para comandar a Jucepar por mais quatro anos, o presidente Marcos Rigoni atribui a nomeação ao trabalho realizado para colocar a Junta entre as mais ágeis do país na abertura de empresas. “Nosso objetivo é sempre priorizar o empresário e o processo de abertura de empresas para que o Paraná tenha uma economia pujante”, assegura.

Ao parabenizar os novos vogais pela posse, o presidente disse acreditar na competência do grupo de trabalho, e lembra que toda a Junta tem à disposição uma equipe de suporte para auxiliar no processo necessário para desenvolver as atividades, pois o trabalho dos vogais é essencial para o bom desempenho da Jucepar.

A Junta Comercial, que era vinculada à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap), em 2023 passa a subordinar-se à nova Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços. O secretário interino da pasta, Christiano Souto Puppi, que após a nomeação de do deputado Ricardo Barros será o diretor-geral da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, disse que o intuito é continuar avançando com uma secretaria criada para atender o empresário. “É uma secretaria para receber demanda, dar segurança para o empresário, acelerar processos e mostrar que o Paraná é, sim, o estado do desenvolvimento do Brasil.”

NOVA SEDE - Depois de ter alcançado a meta prevista no Plano de Governo, na última gestão, de reduzir o tempo de abertura de empresas, agora, o projeto é a compra da nova sede da autarquia. “A compra já foi autorizada pelo nosso governador, para melhorar a capacidade de atendimento, pois aqui já se esgotou o espaço necessário. Com uma nova sede, haverá a oportunidade de fazer as coisas com mais agilidade e eficiência. A Junta precisa continuar se modernizando para acompanhar o que acontece com o empresariado lá fora”, esclarece o vice-governador.

O presidente da Junta afirma que a autarquia já encontrou um possível imóvel que deve satisfazer às necessidades da Jucepar. “Já estamos em tratativas e conversamos com a proprietário do imóvel e daremos sequência nos próximos dias”, garante Rigoni.

VOGAIS - O Colégio de Vogais é um órgão deliberativo superior da Junta Comercial, integrado por 23 membros efetivos e respectivos suplentes.

O Colegiado, conforme a Lei n° 8.934, de 18 de novembro de 1994, tem como objetivo deliberar sobre os pontos que deverão ser decididos administrativamente pela Junta Comercial. Cabe aos vogais, entre outras atribuições, votar em julgamentos e relatar processos.

Lista dos vogais do mandato 2023/2026:

FRANCISCO MISURELLI FERRO  -  ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO PARANÁ
CELSO MACHADO   -   CONSELHO REGIONAL DE ECONOMIA DO PARANÁ
MARCOS SEBASTIÃO RIGONI DE MELLO  -  CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO PARANÁ
SÉRGIO PEREIRA LOBO  -  CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DO PARANÁ
ALEXANDRE FAYZANO  -  FEDERAÇÃO DO COMÉRCIO DO ESTADO DO PARANÁ
JUÇARA MARQUES NEGREIROS  -  FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE CARGAS DO ESTADO DO PARANÁ
JOSÉ LUIZ VARGAS BUENO  -  FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS DOS ESTADOS DO PARANÁ E SANTA CATARINA
SAMARA CRISTINA DOS SANTOS DE MEIRA  -  FEDERAÇÃO NACIONAL DOS CONTABILISTAS
ERCÍLIO SANTINONI  -  FEDERAÇÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CASSIANA MARIA MEDEIROS FRAZÃO MELEK  -  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ
JOSÉ GEORGEVAN GOMES DE ARAÚJO  -  FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO PARANÁ
FABIANA KONG JUNKES  -  FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS DE HOSPEDAGEM, GASTRONOMIA, ENTRETENIMENTO, LAZER E SIMILARES DO ESTADO DO PARANÁ
ADELE STIVAL CHENU SCHNEIDER  -  FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO PARANÁ
CLAUDIOMIRO DOS SANTOS RODRIGUES  -  SINDICATO E ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO PARANÁ
GIOVANI CÁSSIO PIOVEZAN  -  ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL - SEÇÃO PARANÁ
BEATRIZ SZPAK  -  PODER EXECUTIVO - PARANÁ
JAIR LEITE  -  PODER EXECUTIVO - PARANÁ
MARIA AUGUSTA PISANI GEARA  -  PODER EXECUTIVO - PARANÁ
NAIM AKEL NETO  -  PODER EXECUTIVO - PARANÁ
IVO ERICSSON CAMARGO DE LIMA  -  PODER EXECUTIVO - PARANÁ
BIANCA DOMAKOSKI  - PODER EXECUTIVO - PARANÁ

Fonte: Comunicação Jucepar

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.