Prefeitura de Curitiba já emite Consulta Prévia de Localização online

A apresentação do novo serviço foi dia 18 de abril.

No processo de formalização de uma empresa, um dos primeiros passos é a liberação da popularmente chamada guia azul para saber se a lei de zoneamento permite o funcionamento da empresa no local pretendido. É feita então uma Consulta Prévia de Localização (CPL) à Secretaria de Urbanismo. A CPL é documento necessário e obrigatório para expedição de Alvará pela prefeitura. Em Curitiba, a CPL vinha demorando cerca de cinco dias. Agora, com o serviço online, a resposta passa a ser imediata. A secretária de Urbanismo de Curitiba, Suely Hass, apresentou a novidade aos usuários, no último dia 18 de abril.

Participaram do lançamento, na Secretaria de Urbanismo, vários representantes da classe contábil, entre eles, o presidente do Sicontiba Narciso Doro, o vice-presidente Hugo Catossi; os diretores da Fecopar Ademir Galvão, João Linardi e Vilson Oliveira de Souza; os diretores do Sescap-PR, Luís Fernando Ferraz e Expedito Barbosa Martins. Representando o CRCPR, o vice-presidente da Câmara Técnica Armando Lira, comenta: ?É mais uma medida que vem acelerar o processo de abertura de empresas no município de Curitiba?. Ele lembra que o Conselho, juntamente com o Sescap-PR, a Fecopar e o Sicontiba, lançaram, no ano passado, um projeto que prevê a abertura de uma empresa que não precisa de laudo técnico em apenas oito horas. A prefeitura está fazendo a sua parte. Mas, além desta, estão envolvidas no processo a Receita Federal, Receita Estadual e a Junta Comercial.

Segundo a secretária, ?neste primeiro momento vamos ter um resultado muito bom que é o de 45% das consultas informadas automaticamente?, mas o sistema continua sendo desenvolvido para ampliar a meta.

Para fazer a Consulta Prévia de Localização, é só entrar no Portal da Prefeitura (www.curitiba.pr.gov.br) e seguir os passos. O serviço funciona em tempo integral.