Gabriela Figueiredo Dias assume no dia 1º de janeiro de 2022

Fonte: Comunicação CFC

A portuguesa Gabriela Figueiredo Dias será a primeira mulher a presidir o International Ethics Standards Board for Accountants (Iesba), a partir de 1º de janeiro de 2022, sucedendo Stavros Thomadakis, que dirige, desde 2015, o organismo de emissão de normas éticas para contadores.

Com apoio da International Federation ofAccountants (Ifac), a indicação de Gabriela Dias foi feita pelo Interim Nominating Committee e aprovada pelo Public Interest Oversight Board (PIOB), após uma ampla concorrência global para o cargo.

“Sinto-me honrada por ter sido selecionada para presidir o Iesba durante este momento de transição para o Board e para a profissão. Como presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de Portugal, tenho defendido padrões internacionais fortes, baseados em princípios éticos robustos e desenvolvidos com foco no interesse público”, afirmou Gabriela Dias, conforme informação do site do Iesba - https://bit.ly/3lhe09w.

Quem é Gabriela Dias: Licenciada, mestre em Direito e doutoranda pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Ingressou na CMVM em 2007, desempenhando cargos de direção desde 2008 e de assessoria do conselho de administração desde 2013. Foi responsável pelos assuntos e relações internacionais, política regulatória e emitentes, mercados e informação financeira e vice-presidente do conselho de administração entre 2015 e final de novembro de 2016. Representa a CMVM em diversos fóruns internacionais (ESMA, IOSCO e OECD); é vice-presidente do OECD Corporate Governance Committee e representa a CMVM no Board ofSupervisors da ESMA.

Advogada desde 1992 (com a inscrição atualmente suspensa) e jurisconsulta durante vários anos em empresas e escritórios de advogados. Membro do European Corporate Governance Network. Membro da Comissão Jurídica do Instituto Português de Corporate Governance. Membro do Conselho Diretivo da AIDA Portugal – Secção portuguesa da Association Internationale de Droitdes Assurances.

Membro da Direção do Instituto de Direito Bancário, da Bolsa e dos Seguros. Frequência de programas de investigação (Saarbrucken Universität, London School of Economics, Columbia University, Brown University). Docente universitária do quadro da FDUC desde 2000. Leciona desde 1990 em diversas Universidades. Docente em diversos cursos de Pós-Graduação.

Autora de diversas publicações na área do Direito Civil, Direito Comercial, Direito das Sociedades, Corporate Governance e Direito dos Valores Mobiliários. Oradora em diversos seminários em instituições acadêmicas, organizações profissionais e empresas.