Em Reunião Plenária, na manhã de terça-feira, 6 de janeiro, assinaram os termos de posse os dezoito conselheiros efetivos integrantes da Chapa 1, eleita pela classe contábil paranaense para exercer mandato pelo período 2026-2027, na votação eletrônica ocorrida no dia 13 de novembro de 2025, que promoveu a renovação de 2/3 do Plenário da autarquia. São eles: Angelita Roza (Curitiba), Antonio Moacir Pozzobon (Curitiba); Ariane Yumi (Ponta Grossa); César Soares Zanin (Francisco Beltrão); Danilo Alves Grani (Paranaguá); Fernando Borazo Ribeiro (Guarapuava); Gervaldo R. Campos (Umuarama); Gisele Martins Machioski (Colombo); Jefferson Paulo Martins (Toledo); João Gelásio Weber (Curitiba); Márcia Ogido Hokama (Apucarana); Marcio José Assumpção (Curitiba); Miriam da Silva Braz (Maringá); Rafael Antonio de Lorenzo (Cascavel); Rodinei Bonfadini (Londrina); Rubens Ricardo Polido (Paranavaí); Sérgio Porciúncula (Curitiba); e Simone Vanni Soares (Curitiba).
Na sequência, o colegiado, formado pelos 18 conselheiros efetivos empossados (mandato 2026-2029), mais os nove conselheiros do terço remanescente (mandato 2024-2027), elegeu o Conselho Diretor que estará à frente da gestão do CRCPR no biênio 2026-2027. A comissão eleitoral, formada pelos conselheiros Michel Gulin Melhem e Rosemere Kyomi Hayashi, conduziu o processo de votação. Houve apenas uma chapa inscrita, eleita por unanimidade.
Conheça o novo Conselho Diretor
O contador Everson Luiz Breda Carlin, foi reconduzido à presidência para o biênio 2026–2027. A decisão unânime do Plenário reforça a confiança na condução institucional da entidade e na agenda de fortalecimento da profissão contábil no Paraná.
Jefferson Paulo Martins segue na Vice-Presidência de Administração e Finanças. Michel Gulin Melhem e Danilo Alves Grani permanecem, respectivamente, na Vice-Presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina e na Vice-Presidência de Desenvolivmento Regional.
A conselheira Ariane Yumi, que atuou na Vice-Presidência de Registro na gestão anterior, assume a Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional. A conselheira Rosemere Kiyomi Hayashi estreia no Conselho Diretor ocupando a Vice-Presidência de Registro. A renovação do órgão se completa com o conselheiro Rodinei Bonfadini na Vice-Presidência de Controle Interno.
Também foram eleitos os integrantes das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina; Registro; Desenvolvimento Profissional; Controle Interno; Desenvolvimento Regional; e Administração e Finanças.
"É com renovada alegria e gratidão que assumo este novo desafio, no qual tenho certeza de que seremos bem-sucedidos, pois formamos um time muito forte, um grupo muito unido no propósito de fazer sempre o melhor pela nossa profissão e pelo profissional contábil do Paraná", afirmou Carlin, ao final da apuração dos votos que o reconduziram à presidência do CRCPR.
Suplentes
No início dos trabalhos, a conselheira suplente Aline Bogo, do terço remanescente (2024-2027), tomou posse para substituir a conselheira efetiva Carolina Araujo Feijó nessa Plenária. Também foram empossados os seguintes suplentes, eleitos para o mandato 2026-2029: Dilson José Vaz, José Carlos Miranda e Ivonel Dombroski.
Plenária Extraordinária, Conselho Diretor e Câmaras
Tão logo foi eleito o Conselho Diretor, o novo Plenário já entrou em ação, participando da Plenária Extraordinária de número 1424, durante a qual deliberou-se sobre a destinação de parte dos fundos arrecadados por meio do Redam 2025 para um fundo criado pelo Conselho Federal de Contabilidade para projetos de inovação tecnológica. Além disso, o Plenário aprovou o novo regulamento das representações do CRCPR no interior, que cria a figura do "representante", em substituição à denominação "delegado representante", e estabelece o prazo e critérios do chamamento público para candidaturas a representante do CRCPR em todo o estado.
Na sequência, ocorreu a primeira reunião oficial do novo Conselho Diretor, durante a qual foram discutidas as linhas mestras do planejamento para a gestão 2026-2027. Além disso, ocorreram reuniões informais dos vice-presidentes com os conselheiros integrantes das respectivas câmaras, para integração e troca de informações básicas sobre os procedimentos de cada uma.
Fiscalização
No início da tarde, os conselheiros das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina receberam treinamento para relatar os processos que serão analisados nas reuniões regimentais de janeiro, marcadas para os dias 22 e 23.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.