Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


No dia 11 de fevereiro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou a transmissão do terceiro episódio do programa “Por Dentro da Reforma Tributária”, pela TV CRCPR. A iniciativa tem como objetivo abordar os principais aspectos e implicações da Reforma. Abordando o tema “A Nova Realidade dos Tributos Estaduais e Municipais”, o capítulo foi ministrado por Níkolas Duarte Rosa, economista, professor e especialista em Direito Tributário. 

Durante o evento, foram discutidos os impactos da Reforma Tributária sobre os tributos estaduais e municipais, com foco nos efeitos práticos para as empresas. A aula abordou as principais mudanças trazidas pela criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a redistribuição das competências tributárias entre os entes federativos, conforme a Emenda Constitucional nº 132/2023 e o PLP 68/2024.

“O Imposto sobre Bens e Serviços incidirá sobre uma ampla gama de operações, abrangendo o fornecimento de bens, serviços e direitos. Isso inclui a circulação de bens, a prestação de serviços e as operações de consumo dentro do território nacional, além da compra e venda de bens, prestação de serviços, bens e serviços digitais, bem como importações de bens e serviços”, explicou o palestrante Níkolas Duarte Rosa. 

No dia 6 de março, o palestrante Níkolas Duarte Rosa dará continuidade ao tema “A Nova Realidade dos Tributos Estaduais e Municipais” no episódio final do programa “Por Dentro da Reforma Tributária”, desta vez dando ênfase aos efeitos práticos e impactos para as empresas

A palestra fornecerá uma visão clara e estratégica para empresários, destacando como essas mudanças influenciam a carga tributária, o cumprimento de obrigações fiscais e a competitividade no mercado. Além disso, serão discutidas as oportunidades de planejamento tributário e os desafios na adaptação ao novo sistema tributário, considerando a transição do modelo atual para o novo regime. 


Assista à gravação do terceiro episódio do "Por Dentro da Reforma Tributária", a seguir:


Reprodução permitida desde que citada a fonte.