Na sexta-feira (30/9), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou a 1376ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede do órgão, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente da autarquia, Laudelino Jochem, e contou com a participação de conselheiros, profissionais da contabilidade, coordenadores de Comissões Temáticas de Trabalho e de integrantes do Conselho Diretor. Além de discutir processos das câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Registro e Desenvolvimento Profissional, o Plenário analisou questões administrativas e projetos das Divisões e Comissões Temáticas.

Os conselheiros trouxeram retornos bastante positivos sobre a Plenária de agosto, realizada em Campo Mourão. Os resultados do programa CRCPR em Sua Região, que já contabiliza 15 encontros realizados no interior e no litoral do Paraná, também receberam amplo destaque:

“Ao planejar as ações do Conselho, jamais podemos esquecer do profissional da contabilidade do interior”, disse o presidente Laudelino. “Em todos os encontros aos quais compareci, os participantes só tiveram elogios em relação a essa iniciativa. Outro ponto bastante positivo tem sido o envolvimento das entidades contábeis locais. Esses encontros nos permitem explicar claramente qual é o papel de cada entidade e a quais serviços os profissionais podem ter acesso em cada situação específica”, acrescentou.

O sucesso de público e crítica alcançado pelos eventos realizados desde a última Plenária – Conexão Contábil Sul, VI Seminário de Perícia Contábil, Fórum do Auditor 2022, as lives “Valorização x Precificação”, “Demonstrações Contábeis de Entidades do Terceiro Setor" e as palestras online da “Semana do Contador” – também foi motivo de comemoração por parte dos coordenadores das Comissões Temáticas de Trabalho, que participaram da reunião, em sua grande maioria, por teleconferência.

Homenagens

Retornando às atividades após um período de viagens para conhecer as peculiaridades da profissão contábil em cada país que visitou, a conselheira Daniella Novak, que esteve à frente da Comissão CRCPR Jovem entre 2017 e 2021, foi homenageada pelos serviços prestados aos jovens contabilistas e estudantes de Ciências Contábeis ao longo de sua jornada como coordenadora dessa importante comissão temática.

Em seguida, o ponto alto da Plenária foi a presença de Antonio Carlos Dóro, que foi presidente da instituição no período 1998-2001. Ele foi homenageado com a Comenda Destaque CRCPR, pelos relevantes serviços prestados à classe contábil do estado. O presidente Laudelino Jochem destacou que, durante a gestão de Dóro, o universo contábil dava os primeiros passos na discussão da adoção de normas internacionais de contabilidade, sendo sua atuação no cenário nacional fundamental para pavimentar o caminho que levou o país a aderir às IFRS (International Financial Reporting Standards). Jochem lembrou também que, sob a gestão de Antonio, foi adquirido o terreno onde hoje se encontra a sede do CRCPR, uma grande conquista para a classe contábil paranaense.

“Dóro é um exemplo para todos nós. Até hoje, mesmo tendo muito a ensinar, eu o vejo participando dos meus cursos virtuais, trocando ideias nos chats e, sempre que possível, comparecendo presencialmente aos eventos da classe, demonstrando que o caminho para ter sucesso na nossa profissão é o constante aprendizado”, enfatizou o presidente.

Ao receber a comenda, Dóro declarou estar “muito honrado e emocionado” com a homenagem e aproveitou para falar sobre diversos momentos marcantes de sua gestão como presidente do CRCPR e de sua distinta história profissional.

"É digno de nota o quanto o Conselho Federal de Contabilidade vem contribuindo, desde sua criação, em 1946, para o fortalecimento da profissão contábil por todo o Brasil, tornando-a essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país", enfatizou.

O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, falou em nome dos funcionários da autarquia, muitos dos quais já trabalhavam na Casa à época da gestão de Dóro. Macedo fez questão de expressar sua gratidão pela confiança que o ex-presidente depositou em seu trabalho.

“Foi o senhor quem me confiou o cargo de diretor superintendente, e espero que, ao longo desses 22 anos, eu tenha correspondido à confiança em mim depositada”, disse.

O presidente Laudelino recebeu uma placa de Homenagem de Reconhecimento, concedida pelo CFC pelo êxito alcançado no trabalho conjunto das duas entidades na organização do Conexão Contábil Sul, realizado em Curitiba nos dias 30 e 31 de agosto. A placa foi entregue pela vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali, que a recebeu, em nome de Laudelino, na reunião dos presidentes do Sistema CFC/CRCs em Manaus-AM, no dia 27, onde lhe representou.

No encerramento dos trabalhos, a propósito das eleições gerais que aconteceram no domingo seguinte ao dia de realização da Plenária, o empresário contábil Alex Fatel enalteceu a importância do trabalho do contador na prestação de contas dos partidos e candidatos, em prol da lisura na aplicação dos recursos nas campanhas eleitorais.

A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece em Curitiba no dia 28 de outubro, a partir das 8h.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.