Nesta sexta-feira (24), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou as reuniões regimentais do mês de junho. A 1376ª Plenária contou com a participação de conselheiros, bem como do Conselho Diretor, encabeçado pelo presidente Laudelino Jochem. A reunião discutiu questões administrativas, a alteração do Plano Anual de Contratações do CRCPR, para o exercício de 2022 e novos projetos que serão implementados pelas Divisões e Comissões Temáticas.

Os conselheiros trouxeram retornos bastante positivos sobre a Plenária anterior, que ocorreu em União da Vitória. Outro assunto que repercutiu de forma bastante positiva foi o lançamento do Programa CRCPR em Sua Região pela Câmara de Desenvolvimento Regional, no último dia 14, em Paranaguá, abrangendo profissionais da contabilidade de todo o Litoral.

"Ficamos muito felizes com o resultado obtido e posso assegurar que temos pouco a melhorar para as próximas edições" comemorou o vice-presidente responsável pela pasta, Nelinho Kukla.

O ponto alto foi o lançamento de um projeto totalmente inovador, que vai tornar a atuação da Fiscalização do CRCPR ainda mais efetiva e moderna: o "Fiscal Digital CRCPR". Trata-se de novo perfil do CRCPR no Instagram, que vai ajudar a Divisão de Fiscalização do CRCPR nas atividades fiscalizatórias, previstas no Decreto Lei 9.295/1946. O objetivo é a coleta de informações úteis, a identificação de não habilitados exercendo ilegalmente a profissão contábil e a divulgação do canal de denúncias do CRCPR. Iniciado com a criação de um Instagram próprio (@fiscal_digital_crcpr), o projeto contará em breve com contas em outras redes sociais. Confira matéria completa no site do CRCPR.

"Somos o CRC pioneiro em levar a atividade da fiscalização para dentro das redes sociais, assim como também no uso de robôs para agilizar a coleta de informações sobre empresas e profissionais que estejam exercendo a profissão ilegalmente ou de forma irregular", comemora o presidente Laudelino. "Frequentemente meus perfis pessoais são marcados quando os profissionais que me seguem encontram alguma postagem que consideram conter alguma irregularidade. Agora todos podem marcar direto o @fiscal_digital_crcpr, que a equipe da Divisão de Fiscalização já faz a verificação e toma as providências necessárias, seja fornecendo orientações ou tomando as medidas cabíveis", completa.

Os conselheiros e demais participantes da Plenária presenciaram ao vivo e com grande surpresa a ativação do perfil. A iniciativa foi bastante aplaudida e seus idealizadores, o gerente de Fiscalização, Fabrizio Guimarães, e o coordenador da Assessoria Jurídica, Wanderlúcio Leite, foram homenageados com um ofício do presidente, agradecendo pela atitude de pensar sempre além de suas funções básicas, na busca por ideias para melhorar a atuação da entidade e a prestação de serviços aos profissionais da contabilidade e à sociedade.

"Diariamente ouvimos relatos de que há pessoas nas redes socais se identificando como contadores, apregoando serviços, mas ficava difícil verificar, pois não parecia correto os fiscais usarem os perfis pessoais para fazer esse tipo de checagem. Por isso surgiu a ideia de criar um perfil específico", explicou o gerente Fabrizio, ao agradecer a homenagem.

"Aqui no CRCPR temos a oportunidade de contribuir não apenas em assuntos relacionados ao dia a dia da nossa função. Somos estimulados a pensar diferente. Sou muito grato pelo fato de que nos é dado espaço para propor e colocar em prática novas ideias", disse Wanderlúcio, coordenador da Assessoria Jurídica.

Após o lançamento, houve um breve intervalo nos trabalhos e no retorno, o @fiscal_digital_crcpr já tinha recebido a primeira mensagem, sobre um anúncio de vaga de emprego para desempenhar funções privativas do profissional da contabilidade, que não requeria explicitamente que o candidato tivesse registro em CRC. "Já pescamos o nosso primeiro peixe", comemorou Fabrizio. "Vamos contatar essa empresa, pedir que retifiquem os requisitos da vaga e sugerir que a cadastrem no nos Banco de Oportunidades", completou.

Vale registrar que no início dos trabalhos, foi empossado o conselheiro suplente Euclides Nandes Correa, que participou da Plenária suprindo a ausência do conselheiro Rodinei Bonfadini.

A reunião terminou com as notícias do Conselho Federal de Contabilidade trazidas pelo representante do Paraná em Brasília, Aguinaldo Mocelin, com o balanço das atividades da Comissões Temáticas por seus coordenadores ou representantes e com a participação do conselheiro suplente Armando Lira, prestando contas de sua representação em outras entidades.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte