Na manhã de sexta-feira (23), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1425ª Reunião Plenária. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Everson Breda Carlin, e recebeu a participação do secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara, no âmbito do Programa Sala de Visitas CRCPR. A reunião contou ainda com a presenças do conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Laudelino Jochem (representante do Paraná); integrantes do Conselho Diretor; conselheiros; funcionários; e coordenadores de Comissões de Trabalho.
A reunião teve início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Além disso, foram apresentados diversos projetos do CRCPR das áreas de Fiscalização, Registro e Desenvolvimento Profissional, bem como suas atividades mensais.
Alguns dos destaques do encontro foram a aprovação da Resolução 885/2025, que aprova a Política de Gestão de Pessoas do CRCPR e a homologação dos pedidos de adesão de funcionários do Conselho ao Programa de Demissão Voluntária. Os sete funcionários que aderiram falaram ao plenário e foram homenageados pelos serviços prestados ao longo das últimas décadas.
O secretário Norberto Ortigara apresentou indicadores relevantes sobre o Estado do Paraná, destacando que o PIB estadual dobrou nos últimos oito anos. Esse avanço foi impulsionado especialmente pela agroindústria, mas, de forma notável, também pelo dinamismo da indústria automobilística — resultado tanto da ampliação dos investimentos das montadoras já estabelecidas quanto da atração de novas empresas dos segmentos de veículos leves, pesados e de autopeças.
Ortigara ressaltou ainda que 29% do território paranaense é ocupado pelo cultivo de soja. Segundo ele, o estado conseguiu reverter o apagão no processamento do grão, passando a contar com algumas das plantas de esmagamento mais modernas do país. Em breve, o Paraná também sediará a segunda maior e mais avançada planta de produção de biodiesel do mundo, fortalecendo ainda mais sua posição estratégica no setor.
A próxima Plenária do CRCPR acontecerá em Curitiba, no dia 27 de fevereiro.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.