Na última sexta-feira, 25 de fevereiro, o Auditório Boleslau Sliviany, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba-PR, recebeu a Reunião Plenária mensal, que contou com a participação de todos os conselheiros efetivos e a quase totalidade dos delegados representantes, que vieram de todas as regiões do estado para participar também de um treinamento e da solenidade de posse dos conselheiros eleitos em novembro, bem como do novo Conselho Diretor, encabeçado pelo presidente Laudelino Jochem.

Durante a reunião, foram nomeados dois novos delegados representantes da cidades de Francisco Beltrão, Adenilson Miranda, e de Guarapuava, Sebastião Valdeci Galvão (foto abaixo à esquerda). Na ocasião, a delegada representante da cidade de Guarapuava anterior, que atuou no período de Janeiro de 2020 a Julho de 2021, Eva Schran de Lima, foi homenageada pelos serviços prestados a entidade (foto abaixo à direita).

Além dos trâmites habituais, tais como análise e votação de processos, aprovação de contas e atos da gestão, a pauta contemplou a análise, discussão e aprovação de dois acordos de cooperação do CRCPR com as entidades: Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (FACIAP) e Associação Comercial do Paraná, ambos com o objetivo de promover o aprimoramento científico, cultural e profissional da classe contábil.

O conselheiro suplente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) Maurício Gilberto Cândido (foto ao lado) informou que ele e o conselheiro efetivo do CFC Aguinaldo Mocelin foram designados para integrar a Câmara de Assuntos Políticos Institucionais da autarquia federal, destacando a importância do trabalho desse grupo na construção de relacionamentos com entidades e órgãos públicos cuja atuação impacta diretamente na atividade do profissional da contabilidade.

Já nos momentos finais, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, pediu a todos que vibrem positivamente pela solução do conflito que acaba de irromper na Ucrânia, ressaltando que além das irreparáveis perdas humanas no local, a guerra terá impactos negativos para todos os países.

A esse respeito presidente Laudelino manifestou sua indignação com o fato de que em pleno século 21 a humanidade ainda esteja às voltas com conflitos dessa natureza. “Neste momento, olhem por seus filhos, por suas famílias e amigos. Precisamos continuar fazendo o bem para quem está do nosso lado, pois assim se forma uma corrente que, a partir de pequenos gestos, é capaz de trazer a paz e a verdadeira mudança”, disse.

A reunião contou a participação da vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRCRJ), a contadora Ilan Rodrigues de Faria Renz, que após ser saudada pelo presidente Laudelino e pelo vice-presidente Jefferson Paulo Martins, usou da palavra para agradecer pela acolhida (foto ao lado). “É um prazer estar aqui para representar o presidente Samir [Ferreira Barbosa Nehme] logo mais, na solenidade de posse, mas também para trocar informações com a equipe de Fiscalização do CRCPR para que possamos contribuir mutuamente no sentido de melhorar nossas práticas em benefício da nossa profissão”, disse.

Jochem saudou ainda os delegados presentes, comemorando o fato de finalmente poder conhecer muitos deles, com quem até hoje só havia tido contatos virtuais, devido às restrições impostas pela pandemia. “Finalmente, com o avanço da vacinação, podemos voltar a realizar encontros presenciais. Somos muito gratos a todos por terem mantido seu compromisso com a classe contábil ao longo desse período. É um prazer recebê-los aqui e pretendo, em breve, retribuir visitando as bases de cada um de vocês”, finalizou.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.