Na manhã da última terça-feira (12), o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sediou sua 1395ª Reunião Plenária, última de 2023. O encontro, que aconteceu na sede da entidade, em Curitiba, foi conduzido pelo presidente, Laudelino Jochem e marcou o final da sua gestão à frente da entidade. A Plenária contou com a participação de conselheiros, funcionários, integrantes do Conselho Diretor, coordenadores e integrantes de comissões. Participaram também os conselheiros representantes do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Maurício Cândido e Aguinaldo Mocelin.
Além de conselheiros e funcionários, a reunião foi prestigiada por representantes das lideranças contábeis de diversas entidades como Nilva Amália Pasetto (presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná), Roberto Figueiredo (ex-vice-presidente do CRCPR), Ana Claudia Serrato (presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista), Andreia Macedo e Marlon Athos Marçal (que, em 2024, assumirão respectivamente a presidência do SESCAP-Campos Gerais e SESCAP-Londrina), e Nelson Zafra (vice-presidente do Sescap-PR).
Os trabalhos tiveram início com o julgamento de processos e a aprovação das atas das reuniões das câmaras e do Conselho Diretor. Entre os assuntos em pauta na reunião, destacou-se o lançamento do Programa Cadu Responde (saiba mais aqui, que funcionará como um guarda-chuva para diversas publicações no site e redes sociais do CRCPR trazendo o mascote Cadu (atendente virtual do CRCPR) apresentando respostas às perguntas mais frequentemente que a entidade recebe relativas às suas atividades fins (Registro, Fiscalização e Desenvolvimento Profissional) . Além disso, as Câmaras de Administração e Finanças, Fiscalização, Ética e Disciplina, Controle Interno, Desenvolvimento Profissional, Registro, Relações Sociais e Desenvolvimento Regional apresentaram suas prestações de contas e retrospectivas.
"O CRCPR tem o diferencial de estar entre os poucos 3% de entidades públicas do país que já aderiram à nova Lei de Licitações (14.133/2021), lançada em 2021", salientou o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, na apresentação da retrospectiva de sua Câmara.
Carlin destacou a capacitação do corpo funcional e a otimização dos serviços de registro, cobrança e atendimento geral, que aprimoraram a qualidade e o aproveitamento dos recurso humanos. Além disto, a Câmara de Administração e Finanças acompanhou todo o planejamento e a concretização administrativa e orçamentária da entidade, incluindo a implantação do Sistema Eletrônico de Processos (SEI); as licitações e as contratações; bem como as ações de Governança, Riscos, Compliance, Qualidade e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
"A área de Controle Interno anteriormente era unificada com a de Administração e Finanças, mas recentemente foi separada por sua operacionalização e relevância. Tenho orgulho de ter feito parte desta equipe, que teve continuamente o cuidado com a legalidade e o comprometimento em todas as ações do Conselho", explicou a vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria de Cavali Duarte, que também agradeceu aos conselheiros, funcionários e, principalmente, ao presidente Laudelino Jochem, pela atuação junto a entidade, ao Plenário, ao Conselho Diretor e à classe contábil.
A vice-presidente falou também sobre melhorias desenvolvidas em relatórios gerenciais e procedimentos; a auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU); a auditoria do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) referente aos anos de 2021 e 2022; as ações de tutela sobre o Portal da Transparência; as aprovações da Proposta Orçamentária de 2024; a análise do planejamento de contratações; e outras atividades da Câmara.
Depois, o vice-presidente de Registro, Caludemir Matiusso, que encerra seu mandato de quatro anos como conselheiro e se despede do Plenário, apresentou sua retrospectiva, mencionando os números de atendimento e as ações voltadas a estudantes de Ciências Contábeis.
"O Registro é a porta de entrada para novos profissionais e estudantes. Além do atendimento de qualidade e personalizado, tivemos números muito expressivos. Nos últimos dois anos, foram atendidas pessoalmente mais de 5 mil pessoas e 7 mil via CADU (Whatsapp do CRCPR). Já nas Instituições de Ensino Superior, seguimos levando o Programa Contador do Amanhã, com palestras aos alunos que, após as limitações da pandemia, também passaram a acontecer de forma presencial", contou Claudemir Matiusso, vice-presidente dessa Câmara. Ele enfatizou que também foram realizadas ações de cobrança administrativa, entrega de carteiras de identidade profissional, comunicações sobre o Exame de Suficiência e sobre as alterações cadastrais e divulgação dos vídeos do Programa Contabilistas Inspiradores, voltados a estudantes.
Em 2023, a área de Desenvolvimento Profissional realizou a transmissão de 44 Escolas Técnicas, 18 Escolas Técnicas Básicas, quatro Escolas Técnicas Normas Contábeis, e 11 Escolas Técnicas Contabilidade Pública. Também se destacou a atuação junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) para a produção inovadora da Escola de Formação de Lideranças. O vice-presidente dessa Câmara, Michel Melhem, comentou que além de sua atuação local, ele foi responsável por representar o Estado do Paraná na Comissão de Educação Profissional Continuada nacional, trabalhando diretamente na revisão da NBC PG-12, norma que regulamenta a o Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).
"Ao longo deste ano, crescemos muito. Tivemos mais de 88 mil inscritos nos eventos realizados pelo CRCPR, que ofertaram um total de 154,5 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada. Destaco que todos em eventos gratuitos. Além disto, o canal TV CRCPR totalizou [até novembro] mais de 21 mil inscrições e superou a soma de um 1 milhão de visualizações. Outro indicador positivo é que as avaliações preenchidas pelos profissionais da contabilidade após a participação os eventos apresentaram média superior a 99% de classificação positiva, somando-se os índices ótimo e bom", comemorou Melhem.
O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins, mencionou na retrospectiva de suas Câmaras que mais de 13 mil organizações contábeis e profissionais foram alcançados pela Fiscalização do CRCPR nos últimos dois anos, tendo sido realizadas somente em 2023, 2789 diligências. Além disto, 205 denúncias foram recebidas.
"A Fiscalização é uma área sensível e importante do Conselho. Nos últimos anos, com a fiscalização eletrônica, os convênios realizados e o uso da inteligência artificial, conseguimos alcançar todo o Estado do Paraná e temos trabalhado unidos com a área de Registro, o que tem impactado positivamente nossos resultados. Também investimos em programas e em comunicação com foco na prevenção, realizando lives, campanhas em redes sociais e intensificando a veiculação de matérias de esclarecimento no site e informativos do CRCPR", ressaltou.
A Câmara de Desenvolvimento Regional realizou reuniões mensais e treinamentos, inclusive presenciais, com os delegados representantes do CRCPR, para muni-los de informação e capacitação para o atendimento dos profissionais contábeis.
"Quando iniciamos, era comum ouvirmos dos profissionais que o presidente do CRCPR nunca havia visitado sua região. Com o programa CRCPR em Sua Região, visitamos todas as 46 delegacias regionais do CRCPR. Foram mais de 14 mil quilômetros rodados e dois mil profissionais contábeis do interior do estado atendidos,", explicou o vice-presidente Nelinho Kukla.
"Temos trabalhado nas Relações Sociais com nossa sociedade e órgãos públicos e construímos uma boa abertura junto ao governo estadual. Destaco entre as conquistas dos últimos dois anos, a retomada da sala do contabilista na Prefeitura de Curitiba, que havia sido suprida em gestões municipais anteriores; a continuidade das ações do programa Doa Curitiba, que com 12 anos de existência, presta atendimentos presenciais e realiza comunicações que incentivam a destinação do Imposto de Renda; e a recondução da liderança contábil à Junta Comercial do Paraná (Jucepar)", contou Narciso Dóro Júnior, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR.
O vice-presidente ainda contou a novidade sobre a aquisição do novo prédio da Jucepar, que era uma necessidade da classe contábil e de todos os usuários da Jucepar.
Os conselheiros do CRCPR participaram da inauguração do estúdio profissional de gravações de áudio e vídeo, no edifício sede do CRCPR, em Curitiba. Com foco na prestação de serviços de educação profissional continuada e transmissão célere de informações, o ambiente trará mais qualidade e velocidade às transmissões, permitindo a gravação de videoaulas, palestras, cobertura integral de eventos, podcasts e outras mídias de transmissão de informação e conhecimento.
"Há anos, identifico a necessidade de nos utilizarmos das ferramentas digitais para levarmos informação e conhecimento ao interior do estado do Paraná. A pandemia de Covid-19 só acelerou isto. Hoje, praticamente todos os eventos que realizamos são transmitidos na TV CRCPR. O estúdio era um sonho para viabilizar com ainda mais qualidade e velocidade esse compartilhamento de informações. Um sonho que nasceu com Aguinaldo Mocelin, ex-vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, continuou sob minha liderança e do atual vice-presidente Michel Melhem, e hoje se concretiza", comemorou o presidente Laudelino Jochem.
Já a Galeria dos Comendadores, localizada no térreo da sede, em Curitiba, é uma homenagem às personalidades laureadas com a Comenda Destaque CRCPR, em virtude de sua notável contribuição para a valorização e progresso da profissão contábil. O reconhecimento visa enaltecer perante a sociedade a importância destacada da contabilidade e seus ícones no desenvolvimento do país.
"É importante reconhecer a relevância de profissionais que realmente contribuíram para a classe, muitas vezes, de maneira voluntária, cedendo seu conhecimento", explicou o presidente Laudelino Jochem sobre a Comenda Destaque do CRCPR.
A vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria de Cavali, acompanhada do Conselho Diretor do CRCPR, entregou uma medalha de honra ao mérito ao presidente Laudelino Jochem pela sua atuação junto ao CRCPR. O mandato de Laudelino, como presidente do CRCPR, encerra-se no dia 31 de dezembro.
"Esta foi uma grande gestão e de muita parceria junto a ACCPR, tanto com o lançamento do Programa Autor Parceiro, quanto com relação a abertura que a Academia teve para divulgação. Agora, sinto-me lisonjeada de poder continuar contando com a presença do Laudelino, desta vez como acadêmico", comentou Nilva Amália Pasetto, presidente da ACCPR.
"Foi um período de grande aproximação do CRCPR com as demais entidades contábeis e uma gestão que teve uma grande preocupação com o profissional da contabilidade do interior", comentou Nelson Zafra, vice-presidente do SESCAP-PR.
"Houve uma preocupação na gestão com o espaço para as mulheres. Quando o IPMCONT t foi convidado a indicar integrantes para o CRCPR, ficamos muito felizes com uma entidade que representa exclusivamente a mulher contabilista ter recebido o convite para compor o plenário do CRCPR", comemora Ana Claudia Serrato, presidente do IPMCont.
Na reunião deu-se ainda andamento a entrega de certificados ao coordenador da Comissão do Terceiro Setor, Nelson Zafra, que encerra seu mandato no dia 31/12/2023 e não pode comparecer à Plenária anterior.
A próxima Reunião Plenária do CRCPR acontece no dia 3 de janeiro, a partir das 9h, em Curitiba, quando serão diplomados os conselheiros eleitos em 2023 e, formado o novo Plenário, acontecerá a eleição do novo Conselho Diretor e serão designados membros das Câmaras para o biênio 2024/2025.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte