Pietrobon assume mais um mandato na Fenacon: posse foi em Curitiba

O Castelo do Batel, em Curitiba, abriu as portas na noite de sexta-feira, 20 de agosto, para uma solenidade nacional: a posse da nova diretoria - gestão 2010-2013 - da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, Fenacon ? entidade que congrega sindicatos em todo o país, representando mais de 400 mil empresas do setor de serviços, e vem se consolidando como defensora de políticas que garantam mais desenvolvimento e empregos e menos entraves burocráticos e impostos.

Reconduzido ao cargo, o contador de Curitiba, Valdir Pietrobon, recebeu em sua mesa de honra as seguintes autoridades: o Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgílio Moreira Filho, representando o governador do estado do Paraná, Orlando Pessutti; o deputado federal Luiz Carlos Hauly; o presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social ? INSS, Valdir Moysés Simão; o presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Juarez Domingues Carneiro; a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarin; o diretor do Departamento Nacional de Registro do Comércio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Jaime Herzog; o presidente do Sistema Federação de Comércio do Estado do Paraná ? Fecomércio, Darci Piana; o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná- Faciap, Ardisson Naim Ackel; o presidente da Confederação Nacional das Profissões Liberais- CNPL, Francisco Antônio Feijó; o presidente da Confederação Nacional da Micro e Pequena Indústria, Conampi, Ercílio Santinoni; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informaçoes e Pesquisas do Estado do Paraná - Sescap, Mauro César Kalinke; e o presidente da Junta Comercial do Paraná, Júlio Maito Filho.

Entre os convidados, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, Paulo Caetano; e Divanzir Chiminacio, da Federação dos Contabilistas do Paraná; além de presidentes e diretores de inúmeros sindicatos contábeis.

Em seu discurso, Valdir Pietrobon falou sobre a trajetória da Fenacon nos últimos três anos, em que esteve à frente da entidade, apontando desafios.

?Convivemos com dois verdadeiros fantasmas, que atrapalham a vida dos empreendedores. Um deles, o excesso de burocracia, problema que tem sido manchete quase que diária na mídia, e nos debates de nossa classe. O segundo é o excesso de obrigações acessórias, e multas que são impostas ao empresário, com reflexos diretos e imediatos nas empresas de serviços contábeis. É um mal que pretendemos combater, sem esmorecimento?, disse.

Vamos continuar a unir esforços em prol de ações que contribuam para o crescimento de todo o Sistema Fenacon e, principalmente, para o fortalecimento do setor empresarial de serviços do Brasil, ressaltou.

Destacam-se entre as principais conquistas da sua primeira gestão o esforço pela criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim); a luta pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, com ênfase para a reivindicação do enquadramento dos escritórios contábeis no Simples, no primeiro momento e depois no Anexo III; por fim, o engajamento dos escritórios na formalização do Microempreendedor Individual- MEI, categoria de Simples que vem tirando milhões de pequenos negócios da informalidade.

Solenidade foi no Castelo do Batel, em Curitiba, dia 20 de agosto.