Pesquisa mapeia marketing contábil no Paraná

A crescente automação dos processos contábeis, ao mesmo tempo em que transforma os serviços básicos em commodity, impõe às empresas e profissionais de contabilidade uma necessidade cada vez maior de diferenciação para se destacarem em relação à concorrência. Para sobreviver nesse mercado, o contabilista precisa intensificar sua atuação como um gestor de informações, responsável por assegurar o cumprimento de normas internacionais de contabilidade, legislações fiscais, comerciais, tributárias, etc., mas principalmente por fornecer aconselhamento estratégico aos administradores. Entretanto, ante o acirramento da concorrência, de nada vale o esforço de diferenciação se ele não for percebido pelo cliente. É nesse ponto que entra a questão do marketing, ferramenta historicamente pouco explorada pelos profissionais contábeis.

Com a finalidade de aprofundar esse tema e mapear as iniciativas em curso atualmente no mercado paranaense, a aluna de graduação em Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR, Katyane Moreno, está elaborando um projeto de iniciação científica sobre o uso de ferramentas de marketing em escritórios de contabilidade. Sob a orientação dos professores Dr. Valmor Reckziegel (UNIOESTE) e Ms. Jefferson Paulo Martins (PUC/PR), a pesquisa poderá ajudar no desenvolvimento do ensino em contabilidade e no direcionamento de novos cursos de educação continuada para os profissionais da contabilidade com maior foco no marketing, com maior adequação às necessidades e às preocupações éticas da profissão.

Por solicitação dos orientadores, o Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR) está apoiando Katyane com a divulgação da pesquisa, cujo questionário pode respondido online de forma totalmente anônima, em no máximo dez minutos, não havendo nenhum campo que permita a identificação do profissional respondente ou da empresa sobre cujas práticas de marketing está prestando informações.

“Incentivamos a colaboração dos contabilistas com a estudante, respondendo à pesquisa, pois acreditamos que esse tipo de iniciativa pode resultar em interessantes contribuições para a classe contábil”, disse a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, “especialmente em um momento de incertezas como o que estamos atravessando, em que são bem-vindas pelas empresas quaisquer novas ferramentas que possam contribuir para fomentar a boa concorrência”.

Clique aqui para responder à pesquisa.