Pesquisa levanta como os contabilistas cobram seus serviços
Questão polêmica entre os profissionais da contabilidade, os critérios utilizados para definir os preços dos serviços contábeis são o tema da pesquisa acadêmica que o contador Eduardo Joakinson, pós-graduado em Controladoria e Finanças, está realizando sob orientação do professor Lauro Brito de Almeida, do programa de mestrado da UFPR. A sua finalidade, porém, não para aqui: depois de descobrir como a maioria dos profissionais faz - se usa tabela de sindicato ou aplica critérios subjetivos, por exemplo -, a intenção é propor uma visão nova sobre a questão.
Conta Eduardo que despertou para o estudo a partir do programa do CRCPR Primeiros Passos, que fala, entre outras coisas, da importância da valorização profissional, intrinsecamente ligada ao valor dos honorários e à postura ética. Tem acompanhado as discussões promovidas pelo Sescap-PR que difundem a fórmula do preço baseado no tempo aplicado, descrita no livro de Gilmar Duarte da Silva; e vem também avaliando outros métodos: Os mais conhecidos levam em conta os custos, o mercado e o valor percebido pelo ciente.
Para que o estudo seja concluído e possa trazer conclusões que inspirem avanços à classe contábil, é decisiva a participação dos profissionais, respondendo questionário no link abaixo. "Como são respostas de múltipla escolha, deve demorar menos de cinco minutos", diz Eduardo já agradecendo o interesse dos colegas.