Pesquisa acadêmica procura identificar práticas ilícitas nas empresas

Procurar entender as práticas organizacionais ilícitas das empresas institucionalizadas através de gerações por meio da cultura é o objetivo da pesquisa que estão desenvolvendo os acadêmicos Henrique Adriano de Sousa e Liriane Fernanda Leite, ambos graduandos do curso de Ciências Contábeis da UFPR, sob orientação da professora professora Doutora Mayla Cristina Costa. Em razão da proximidade dos profissionais da contabilidade com as empresas e das áreas e serviços que a contabilidade desempenha nelas, o estudo depende da coleta de dados junto aos profissionais da contabilidade.

Um questionário proposto pelos pesquisadores levanta discussões como a influência mútua das empresas com o ambiente contábil através da ótica do profissional da contabilidade; procura obter informações acerca das práticas atuais e verificar em que setor a corrupção ocorre em maior nível. Com base nas respostas, o estudo pode sugerir melhorias aos processos contábeis para que haja mudança de pensamento e percepção cultural, eliminando gradativamente a corrupção no ambiente dos negócios.

Nos últimos anos, com o aumento das investigações e denúncias de casos de corrupção no país, a contabilidade tem sido ressaltada como instrumento capaz de combater o mal pela raiz, podendo identificar focos de negócios ilícitos, lavagem de dinheiro, manobras fiscais e contábeis, contribuindo com a transparência e o controle social. As auditorias são fundamentais, entre inúmeros outros procedimentos que podem apontar irregularidades e relações imorais entre empresas e órgãos públicos. Essa realidade pede uma postura ética dos profissionais e atenta às novas regras.

O questionário está sendo aplicado através do SurveyMonkey, software online de pesquisa, bastando abrir o link

Os pesquisadores agradecem a disponibilidade dos participantes e colocam-se à disposição para eventuais informações por meio dos e-mais e telefones:
Henrique Adriano de Sousa 41-97354122; henrickkick@gmail.com
Liriane Fernanda Leite 41-95098356; liriane@outlook.com