Perspectivas da profissão contábil e ética e compliance são temas de palestras para estudantes da FALEC e FAPI

Estudantes da Faculdade Dr. Leocádio José Correia (FALEC), em Curitiba, assistiram na noite de terça-feira, 15, a palestra “Perspectivas da Profissão Contábil”, ministrada pelo vice-presidente de Relações Sociais do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Narciso Doro Junior. Estiveram presentes cerca de 25 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis. A palestra fez parte da programação da XVIII Semana de Ensina e Pesquisa que, nos dias 14 e 15, abrangeu os diversos cursos ofertados pela instituição.

Doro falou sobre a profissão contábil, carreira, o mercado de trabalho e apresentou as atividades do CRCPR, uma autarquia federal criada com a finalidade de registrar e fiscalizar o exercício da profissão contábil, no intuito de assegurar que a classe contábil proporcione à sociedade bons serviços profissionais, executados em obediência aos princípios éticos e técnicos e, como consequência, promover a valorização dos bons contabilistas.

O objetivo é dar conhecimento aos estudantes de Ciências Contábeis sobre os aspectos mais importantes da profissão regulamentada e a missão dos conselhos de promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade.

O curso de Ciências Contábeis da FALEC formou sua primeira turma no final de 2015 e está com vestibular aberto para o segundo semestre de 2018.

Ética e Compliance

Como parte da programação do evento Café Com Ciência, promovido pela Faculdade de Pinhais (FAPI), nos dias 16 e 17 de maio, tendo como público-alvo alunos de Administração, Ciências Contábeis, Logística, Gestão de RH e Processos Gerenciais, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem, apresentou na noite desta quarta (16) a palestra Ética e Compliance. Cerca de 350 alunos e professores assistiram à palestra.

Jochem realizou uma abordagem geral sobre o tema, indicando que a sua origem remonta aos primórdios da convivência humana em grupos organizados e destacando a seguir a crescente importância do compliance para as empresas, entes públicos e sociedade, propondo ações concretas para viabilizar a implantação de programas de integridade nas instituições. Falou também sobre ética, moral e compliance sob a ótica dos padrões internacionais da profissão contábil, especialmente à Noclar, norma estabelecida em 2009, pelo International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA), cujo objetivo é fazer com que sejam reportadas inconformidades e ilegalidades, bem como desvios de leis e regulamentos, e que desde julho de 2017, vem sendo adotada por cerca de 120 países.

O assunto abordado por Jochem é tema de seu mais recente livro, Ética e Compliance, lançado em outubro de 2017, pela editora Conhecimento, em parceria com o professor, filósofo e advogado José Martins.