Profissionais da contabilidade já podem realizar a prestação de contas do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), por meio do Sistema Web EPC.

O processo pode ser feito até o dia 31 de janeiro e é simples: basta acessar o Sistema Web EPC, efetuar o login – com CPF e senha de acesso –, cadastrar as atividades e enviar a prestação de contas. A senha é a mesma utilizada para outros sistemas, como Decore e Coaf.

Passo a passo

• Acesse o endereço eletrônico: https://epc.cfc.org.br  e faça o login com o seu CPF e senha de acesso. Orientamos não utilizar certificado digital.
  • Após o login, o sistema apresentará o nome do usuário no canto superior direito da tela inicial; confira se os dados estão corretos.
  • No menu à esquerda da tela, o profissional terá as seguintes opções: "minhas atividades" e "prestação de contas".

É possível visualizar os submenus, ao clicar em "minhas atividades", e cadastrar atividades realizadas durante o exercício que se pretende prestar contas. Os profissionais podem cadastrar as atividades de docência, orientação e banca, comissões técnicas, cursos no exterior, produção intelectual e disciplinas concluídas nos cursos de graduação e pós-graduação.

• Para cadastrar a atividade, clique no menu correspondente e, ao abrir a tela, clique no botão "adicionar". Preencha corretamente as informações solicitadas e clique no botão "salvar". O sistema apresentará uma mensagem automática indicando que o registro foi salvo com sucesso.

Essa ação poderá ser feita para todas as atividades que deseja cadastrar. Além disso, o profissional poderá editar, excluir e visualizar as informações preenchidas, mesmo após o salvamento.

• Observe que o sistema apresenta uma tela contendo o exercício da prestação de contas e a situação de "iniciado". Você deverá selecionar o registro que indica o exercício da prestação de contas e clicar no botão “editar”, localizado no menu ao lado direito da tela.
  • Em seguida, o sistema apresenta uma tela com duas abas. A primeira aba apresenta os seus dados pessoais. Confira as informações, preencha o campo da função exercida e clique no botão "avançar".
  • A segunda aba apresentará as atividades que compõem a prestação de contas.

ATENÇÃO

Cabe um destaque especial para as atividades realizadas por capacitadoras credenciadas. Essas atividades serão preenchidas pela própria capacitadora, sem a possibilidade de inclusão dessas atividades pelo profissional, via sistema. Por isso, é importante que os profissionais fiquem atentos ao cadastro dessas atividades e, se houver qualquer equívoco, entre em contato com a capacitadora credenciada para as devidas orientações.

• Acompanhe o processo de prestação de contas de suas atividades e comunique ao CFC e/ou ao CRC de seu estado caso as atividades não estejam disponibilizadas em seu relatório.
  • Após a verificação e o preenchimento de todas as atividades, você deverá clicar no botão "salvar" e, posteriormente, no botão “enviar”, localizado ao lado direito da tela. Ao clicar no botão “enviar”, será necessário marcar o “Termo de Aceite” e confirmar a operação.
  • Você visualizará uma mensagem de que sua prestação de contas foi enviada com sucesso.

Para saber mais sobre esse processo, acesse aqui.

A prestação de contas do PEPC-CFC é obrigatória para os profissionais da contabilidade que atuam como auditores independentes, responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas reguladas e/ou supervisionadas. O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) incentiva todos os profissionais contábeis a prestarem contas de forma voluntária.

Para saber mais, clique aqui.

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.