Na segunda-feira (21/10), Pato Branco sediou o “Seminário de Contabilidade Rural - Burocracia, Tributação, Tecnologia e Planejamento”. Promovido pela Comissão CRCPR Rural, o evento contou com sete horas de atualização intensa sobre a forma como a tecnologia tem revolucionado a gestão tributária e operacional do produtor rural. Além disso, o seminário explorou estratégias avançadas de planejamento sucessório.

A primeira palestra foi conduzida pelo conselheiro do CRCPR Fernando Borazo, que abordou o tema "A Burocracia e a Tributação do Produtor Rural". Em seguida, Ronaldo Cesar Silva liderou a discussão sobre "Oportunidades e Desafios na Contabilidade do Produtor Rural Pessoa Física - Uma Abordagem Tecnológica". Fechando a manhã de aprendizado, Valdecir Mokwa palestrou sobre "Condomínio Agrário, Contratos de Parceria e Arrendamento".

No período da tarde, os espectadores assistiram a Luciano Lourenço Markiewicz e Nelson Beltrame que abordaram “Como Empresas e Cooperativas podem contribuir no Processo de Profissionalização do Produtor Rural?”. A última palestra do dia, apresentada por Everton Feitosa de Lima, foi sobre o tema  “Planejamento Sucessório e Familiar do Produtor Rural”.

O seminário, que aconteceu no Salão de Eventos da Sociedade Rural de Pato Branco, valia até sete pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para auditores, peritos, profissionais de empresas de grande porte (PROGP ou PRORT*).

Esta foi a segunda edição do evento em 2024, que teve o seminário anterior realizado no dia 19 de agosto, em Cascavel. Devido à grande procura, o CRCPR chegou até a abrir vagas extras e alterar o local do evento, que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC).

*PRORT: responsáveis técnicos que assinam Demonstrações Contábeis de empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.