Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Participe da pesquisa Avaliação do uso da Tecnologia da Informação (TI) na atividade dos profissionais contábeis

Este estudo vem sendo desenvolvido no programa de mestrado da UFPR por Ricardo A. Antonelli, orientado pelo professor Lauro Brito de Almeida. Contextualização: os avanços presenciados nos diversos campos do conhecimento nos últimos anos induzem as organizações e as pessoas para que estejam em constante adaptação. Neste cenário a Tecnologia da Informação (TI) é considerada um dos fatores responsáveis pela mutação do ambiente.

Para Fetzner e Freitas (2007a, p. 2) “[...] desde meados do século XX as organizações experimentam um período de intensa inovação e emprego de tecnologias, elementos críticos para a busca de patamares superiores de desempenho e competitividade.” Os autores citam o reconhecimento do potencial de contribuição da TI para o sucesso organizacional.

Para acompanhar às mencionadas transformações, desde contábeis até tecnologias, administrativas e econômicas a Contabilidade foi aprimorada, conforme ponderado por Iudícibus (2009, p. 29) em que “[...] a necessidade de acompanhar a evolução dos patrimônios foi o grande motivo para seu desenvolvimento”, e que “[...] normalmente o grau de avanço da Contabilidade esta diretamente associada ao grau de progresso econômico, social e institucional de cada sociedade.” Por conseqüência, os profissionais contábeis necessitam estar em constante adaptação e atualização, de modo a oferecer o maior número de informações seguras aos gestores, exatamente como deles se espera.

Dada a relevância da área, o contador como profissional da Contabilidade é o importante agente para as organizações que, para a execução de suas funções, utilizam-se maciçamente da tecnologia da informação (BORINELLI, 2006).

Portanto, entender como a TI impacta nas organizações e nos seus agentes, no caso, contadores e técnicos contábeis, além de desafiador é uma rica oportunidade de estudos.

Objetivo geral da pesquisa:

• Identificar os benefícios percebidos decorrentes da adoção da TI no trabalho individual dos contadores e técnicos contábeis.

Objetivos específicos

• Caracterizar as atividades individuais dos contadores e técnicos num contexto de TI, bem como suas dificuldades de utilização da TI na execução de suas tarefas;

• Identificar as diferenças dos benefícios de acordo com: tipo de sistema que usam (ERP ou não), situação de implantação do software por eles utilizado, idade, tempo de experiência profissional, formação técnica (técnico ou bacharel em Ciências Contábeis), tamanho da organização de trabalha, por atividade desempenhada (perito, auditor, contador de empresas, assessor etc.), departamento que trabalho, tipo de organização;

• Avaliar os benefícios e as dificuldades do uso da TI para diferentes categorias de contador e técnico de acordo com o nível de tomada de decisão, refletindo cargos de alta gerencia com cargos mais operacionais.

Clique aqui e responda o questionário