Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


A TV CRCPR transmitiu, na manhã dessa quinta-feira (22), a palestra “Diálogo com o Fisco”, iniciativa institucional resultante da parceria firmada pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) no final de 2025 com a Associação dos Auditores e Fiscais Tributários Municipais do Paraná (AFISCOPR), inaugurando mais um espaço de interlocução entre o fisco e os profissionais da contabilidade. Tendo como público-alvo profissionais da contabilidade, estudantes e profissionais de áreas afins interessados em orientações práticas sobre temas centrais da rotina fiscal, o evento ultrapassou os de 500 participantes simultâneos e teve muita interação com os palestrantes no chat ao vivo.

Clique aqui para assistir! 

Com duração de uma hora, o encontro contou com a participação de representantes do Fisco Estadual e do Fisco Municipal, que abordaram questões sensíveis e recorrentes enfrentadas pelos profissionais, especialmente no contexto de início de exercício e de transição do sistema tributário brasileiro.



O auditor fiscal da Receita Estadual do Paraná e delegado da Delegacia do Simples Nacional, Yukiharu Hamada, abriu a programação tratando da exclusão do Simples Nacional, apresentando esclarecimentos técnicos sobre os principais motivos que levam à exclusão, cuidados preventivos e orientações voltadas à regularidade fiscal das empresas optantes pelo regime. Ao final da apresentação, respondendo a perguntas do público, o palestrante aconselhou:

"Ao fazer a opção pelo Simples Nacional, não cancelem quando aparecer algum impedimento!" Segundo ele, não é necessário cancelar e tentar novamente a cada pendência resolvida. "Faça a opção e depois vá atrás da regularização. A cada pendência solucuinada, o próprio sistema do Simples Nacional vai atualizando e acaba saindo o deferimento", explicou Hamada.

Na sequência, o auditor fiscal de Tributos Municipais da Prefeitura de Curitiba, Willian Batista de Oliveira, trouxe a perspectiva da Receita Municipal ao abordar o Simples Nacional no início do exercício de 2026. O palestrante destacou pontos de atenção relacionados ao ISS, procedimentos de fiscalização e alinhamentos necessários diante das mudanças em curso, contribuindo para uma atuação mais segura dos profissionais contábeis junto aos seus clientes. O mediador, conselheiro do CRCPR Júlio Morona, pediu, ao final da apresentação, um conselho para o profissional da contabilidade para evitar problemas quanto às mudanças nos tributos municipais no âmbito da Reforma Tributária.

"A recomendação de sempre é não deixar para a última hora. Ou seja: você pode desde já realizar a sua opção e ir consultando as pendências. Infelizmente, passando os prazos, não há mais o que ser feito", asseverou.

Encerrando o evento, Emerson do Carmo de Oliveira Santos, assessor técnico da AFISCOPR e especialista em sistemas de gestão tributária municipal, apresentou o tema da NFS-e Nacional, com foco na padronização do documento fiscal eletrônico e na preparação dos municípios e contribuintes para a implementação do IBS e da CBS. A exposição reforçou aspectos operacionais, tecnológicos e de integração de sistemas, fundamentais no cenário da Reforma Tributária. Ao responder perguntas enviadas pelo público acerca do destaque dos novos tributos, IBS e CBS no âmbito da NFS-e, o palestrante deixou uma recomendação aos profissionais contábeis:

"2026 é um ano de mudanças de regras, vale aos contadores: consultarem o sistema, ter um aprendizado acerca dos novos tributos, observarem a maneira correta de fazer esse destaque na emissão da NFS-e, para que possam aplicar esses fundamentos em seus sistemas internos de emissão" afirmou o assessor técnico da AFISCOPR, Emerson do Carmo.

Outras informações sobre novas edições e iniciativas institucionais podem ser acompanhadas pelos canais oficiais do CRCPR.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.