Na última terça-feira (14), Paranaguá foi a capital paranaense da Contabilidade, ao sediar o lançamento do Programa "CRCPR em Sua Região". Os encontros contaram com a presença do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, do vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla, do conselheiro integrante da Câmara de Desenvolvimento Regional, Danilo Alves Grani, do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, do presidente do Sindicato dos Contabilistas do Litoral Paranaense (Sincolpar), Elisandro Henrique Leonardi, do diretor financeiro da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar), Gilson Luís da Silva, e do vice-presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP-PR),  Nelson Zafra. O delegado representante local do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everaldo Bonsenhor, foi o anfitrião dos encontros com profissionais da contabilidade do Litoral e com estudantes de Ciências Contábeis da Universidade Estadual Paranaense (UNESPAR).

Profissionais e empresários contábeis foram convidados a participar do encontro que aconteceu na sede do Sincolpar, das 17h às 18h30, para conhecer melhor as atividades do órgão responsável pelo registro, fiscalização e promoção da educação profissional continuada, visando à valorização da classe contábil perante a sociedade, além de poderem manifestar demandas e preocupações locais que afetam suas atividades no dia a dia e estreitar o relacionamento com os representantes do CRCPR e com os colegas de profissão.

Bonsenhor deu as boas-vindas aos convidados e passou a palavra para o presidente Laudelino Jochem. Ele fez uma apresentação sobre o Conselho, destacando o papel da instituição como órgão de fiscalização, registro e promoção da educação continuada, e sua missão de inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público. A seguir, enfatizou os projetos da atual gestão, especialmente os investimentos intensivos em tecnologia, com o uso de robôs e inteligência artificial, aliados aos convênios para cruzamento de dados com outros órgãos, para melhorar a eficiência da fiscalização. Ressaltou ainda os projetos de educação continuada, em especial a Escola Técnica CRCPR, que já conta com mais de 50 episódios transmitidos todas as quartas-feiras, gratuitamente, pela TV CRCPR, e que já foram vistos por milhares de profissionais da contabilidade de todo o Brasil, democratizando o acesso ao conhecimento e à qualificação.

"Com o Programa CRCPR em Sua Região, que estamos lançando aqui para os profissionais do litoral, vamos visitar as bases das 46 regiões do Estado do Paraná para ouvir os contadores, apresentar o CRCPR e promover maior integração com os profissionais que atuam fora da capital. Passado esse período mais crítico da pandemia, em que infelizmente estivemos menos presentes, iniciamos prestigiando o pessoal aqui do litoral", disse o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

A seguir, passou a palavra ao vice-presidente Nelinho Kukla, que detalhou as ações do CRCPR para promover uma aproximação maior da entidade com os profissionais da contabilidade do interior e do litoral.

Falaram ainda o vice-presidente do SESCAP-PR, Nelson Zafra, diretor financeiro da Fecopar, Gilson Luís da Silva, e o presidente do Sincolpar, Elisandro Henrique Leonardi, cada um detalhando o papel da respectiva instituição na defesa dos interesses da classe contábil e os serviços que oferecem aos profissionais e empresas que compõem suas bases.

O conselheiro Danilo Alves Grani, que além de ser da Câmara de Desenvolvimento Regional, representa os profissionais do litoral paranaense no Plenário do CRCPR nesta gestão, também abordou sobre os trabalhos realizados no CRCPR, passando a palavra aos convidados, que puderam fazer perguntas, sugestões e esclarecer dúvidas. Por fim, o delegado representante local do CRCPR, Everaldo Bonsenhor, fez o fechamento do encontro.

A IMPORTÂNCIA DA VISÃO ESTRATÉGICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL

Seguindo a mesma ordem de oradores, no início da noite o grupo participou de um encontro com estudantes de Ciências Contábeis de 2º, 3º e 4º ano, no auditório da UNESPAR. Além de falar sobre o papel das entidades, o presidente Laudelino ministrou também uma palestra com o tema A IMPORTÂNCIA DA VISÃO ESTRATÉGICA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL.

O presidente Laudelino Jochem concedeu ainda entrevistas a rádios e sites locais, falando sobre a importância da profissão contábil para a sociedade e os investimentos da entidade para melhorar a fiscalização e a abrangência da educação profissional continuada. Clique aqui e assista ao vídeo da entrevista ao portal JB Litoral.

SOBRE O PROGRAMA

O CRCPR em Sua Região é uma versão aprimorada e mais abrangente do programa de integração já tradicional no rol de atividades do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná - o CRCPR em Sua Cidade - que, em função da pandemia, teve suas atividades reduzidas ao longo dos últimos dois anos. A Câmara de Desenvolvimento Profissional planeja realizar encontros como este, ao longo do ano, em diversas cidades do interior do estado. Acompanhe as publicações e redes sociais do CRCPR, onde será divulgado em breve o local e a data da próxima edição.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.