Paranaguá já tem observatório social

Por iniciativa de lideranças locais, acaba de ser criado o Observatório Social de Paranaguá - OSP. A missão é ficar de olho na trajetória dos recursos arrecadados no município destinados a cobrir despesas com licitações. De acordo com Everaldo Bonsenhor, o presidente, a ideia surgiu há dois anos, após conhecer outros observatórios sociais pelo Paraná e apresentar a iniciativa para um pequeno grupo de empresários em Paranaguá. "Em 2014 o movimento tomou força com o apoio do prefeito municipal, que gostou muito da ideia de que a comunidade poderia estar colaborando com o desenvolvimento da cidade, ajudando-o a evitar gastos desnecessários". Conforme estimativa do Observatório Social do Brasil (OSB), mais de R$300 milhões foram economizados nos últimos dois anos no país através dos 89 Observatórios Sociais instalados, em 15 estados brasileiros.

“O primeiro passo foi dado. Até dezembro, a diretoria se reunirá semanalmente formulando o plano de trabalho para 2015. Estamos inclusive em fase de treinamento da equipe técnica, comandado pelo Observatório Social do Brasil que está nos dando o maior apoio nesta fase de implantação. Em 2015, iniciaremos o ano de trabalho efetivo e a expectativa é grande com os trabalhos direcionados para o controle das licitações e contratos, educação fiscal e políticas publicas", disse Everaldo.

A posse da diretoria, dia 29 de outubro, foi prestigiada por empresários, servidores públicos e representantes do Observatório Social do Brasil-OSB, Ministério público, Ordem dos Advogados do Brasil-OAB, Associação dos Engenheiros, CRCPR, Fecopar, Sincolpar, RFB, CRA, maçonaria, Rotary, ACIAP, UNESPAR, UNATI e outras entidades sociais.

Diretoria do OSP

:: Presidente: Everaldo Bonsenhor
:: Vice-presidente para assuntos de secretariado: Marilene Rodrigues de Oliveira
:: Vice-presidente para assuntos administrativo-financeiros: Elisandro Henrique Leonardi