Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Paranaense toma posse na Academia Brasileira de Ciências Contábeis


Tendo como patrono Paulo Domingues de Assis, o paranaense Vicente Pacheco tomou posse na cadeira número 4 da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). A solenidade foi dia 22 de julho, no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, durante o VIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis.

Mestre e doutor em contabilidade, Vicente Pacheco é diretor do Setor de Ciências Sociais Aplicadas da UFPR, ex- presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (2002/2005), atual diretor de Relações Externas; foi conselheiro e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR (2001/2004); trabalhou 22 anos no Grupo Bamerindus e 10 da Faculdade Católica de Administração e Economia – FAE, atual UNIFAE, tendo
sido professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis.




imagem

Vicente Pacheco (centro), com Luiz Carlos Souza, da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, e Nilva Amália Pasetto, coordenadora da Comissão Paranaense da Mulher Contabilista.






Desde 1982, Pacheco leciona em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, nas disciplinas: Auditoria de Demonstrações Financeiras, Perícia Contábil, Contabilidade e Controladoria. “A Contabilidade de Recursos Humanos e o Capital Intelectual das Organizações” foi o tema da sua tese de mestrado e “Visão dos contabilistas brasileiros sobre a mensuração e inclusão de ativos intangíveis nas demonstrações contábeis”, a tese de doutorado, ambas publicadas no formato de livro.

Outros novos imortais da Abracicon

Com ele, assumiram na Abracicon cinco novos imortais: Ernani Ott RS), Roberta Carvalho de Alencar (CE), Walter Roosevelt Coutinho (MG),
Wanderlei Pereira das Neves (SC) e Alexandre Bossi Queiroz (MG).

A Academia Brasileira de Ciências Contábeis foi formalmente constituída em 18 de Novembro de 1980, em Curitiba, por ocasião do 11º Congresso Brasileiro de Contabilidade, tendo como presidente fundador Ivo Malhães de Oliveira.


imagem

Pacheco (1º à dir.) toma posse na Abracicon, em Porto Alegre; assumiram também Ernani Ott (RS), Roberta Carvalho de Alencar (CE), Walter Roosevelt Coutinho (MG), Wanderlei Pereira das Neves (SC) e Alexandre Bossi Queiroz (MG).





Foi mais tarde presidida pelo professor Antônio Lopes de Sá e atualmente o é pela professora Maria Clara Cavalcante Bugarim, ex-presidente do CFC.

A academia tem 80 membros, eleitos em assembleia geral específica, representando todo o Brasil. Sua missão é promover, divulgar, valorizar e incentivar o desenvolvimento filosófico, científico e tecnológico da
contabilidade.