Paranaense Moacir Carlos Baggio toma posse na Abracicon

Comunicação CFC

No dia 13 de agosto, durante o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), em Foz do Iguaçu (PR), a Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) realizou a cerimônia de posse de Moacir Carlos Baggio. O novo acadêmico é contador, ex-presidente da Academia Paranaense de Ciências Contábeis e foi eleito acadêmico da Abracicon durante a última Assembleia Geral da Academia Brasileira, realizada no dia 4 de dezembro de 2014, na sua sede, em Brasília-DF.

A presidente da Abracicon, Maria Clara Cavalcante Bugarim, colocou a pelerine no novo acadêmico, entregou o certificado de posse e deu as boas-vindas a Moacir Baggio.

Maria Clara também destacou a oportunidade da ocasião da posse – realizada durante o X ENMC, em Foz do Iguaçu, no estado natal do acadêmico – e o trabalho que vem sendo realizado pela Abracicon: “Aproveitamos a imensa visibilidade deste evento, que conta com o apoio e a organização da Abracicon, para divulgar a importância de fortalecermos e integrarmos o movimento iniciado pela Academia, em todo o território nacional, com o objetivo de incentivar o pensamento científico no meio contábil. Hoje, dá gosto ver, em quase todos os estados da Federação, profissionais competentes e entusiasmados, trabalhando para instituir ou para reativar as suas Academias Regionais de Ciências Contábeis”.

A presidente disse acreditar que, em breve, todos os estados terão a sua Academia irmanada com a Abracicon. “Precisamos agregar inteligências, boa vontade e persistência para a consecução do nosso objetivo maior, que é democratizar o conhecimento das Ciências Contábeis, para que todos os nossos profissionais possam, junto aos seus clientes, incorporar valor aos seus serviços e conquistar, sempre mais, prestígio e respeito da sociedade”, afirmou Maria Clara.

Moacir Carlos Baggio fez a leitura do juramento e declarou satisfação pela posse estar acontecendo durante o X Encontro Nacional da Mulher Contabilista. “Quero fazer uma homenagem às mulheres pela sua crescente presença nos Cursos de Ciências Contábeis, nas empresas em geral, nos órgãos públicos e nas entidades de classe”, afirmou, citando como exemplos Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR, e Maria Clara Bugarim, presidente da Abracicon. “As mulheres são dedicadas, detalhistas e aplicadas nas atividades contábeis, e hoje representam 37% dos registros no CRCPR e 42% no universo nacional, somando mais de 221 mil mulheres registradas nos CRCs”.

O novo acadêmico também falou sobre a atuação dos profissionais da área na sociedade, nos setores público e privado, sobre a sua grande importância para o desenvolvimento do país, “como um elo importante entre empresas e governo. “Destaco a conduta ética de alguns profissionais no cenário atual brasileiro, nos casos de corrupção – especificamente no Paraná – e na esfera federal; as repercussões quanto às responsabilidades do profissional da contabilidade com referência ao conteúdo e a transparência das demonstrações financeiras e contábeis em grandes empresas nacionais e no próprio Governo Federal junto ao Tribunal de Contas da União”.

Moacir Baggio disse que durante mais de 50 anos se dedicou à Contabilidade, desempenhando as funções de contador, auditor, perito, consultor, professor, palestrante e articulista e, também, se dedicou às entidades de classe – no CRCPR e em sindicatos e Academia de Ciências Contábeis do estado. “Agradeço a deferência pela honra de pertencer ao seleto quadro de acadêmicos da Abracicon; essa honraria é de todos os contabilistas paranaenses”, concluiu.