Paraná tem 7 cursos de Ciências Contábeis com conceito máximo no Enade 2009

O Ministério da Educação (MEC) divulgou dia 13 de janeiro o desempenho dos cursos avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2009. Do total de 6.804 cursos de 15 nomenclaturas analisados, em todo o país, só 309, 4,54%, tiveram conceito máximo, 5, sendo que 28 são de Ciências Contábeis; e, desses, sete são do Paraná. São os cursos de Ciências Contábeis das universidades de Londrina ?UEL, Universidade Federal do Paraná-UFPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná- campus Pato Branco, Unioeste-Cascavel, Universidade Positivo, Unicentro-Irati e Unicentro- Prudentópolis. ?O resultado revela o comprometimento das nossas instituições com a qualidade do ensino?, comenta o presidente do CRCPR Paulo Caetano. Passa de 60 o número de cursos de Ciências Contábeis no estado.

Ainda em relação ao exame nacional, 989 cursos, 14,54%, obtiveram nota 4. A maioria, 36,05%, 2.453, obteve avaliação regular, conceito 3, 1.575, 23,15%, ficaram com nota 2, considerada insatisfatória, ao lado de 218, 3,2%, com nota 1.

Os cursos são avaliados por três critérios: nota na prova do Enade, IDD (índice de desempenho que mostra o quanto de conhecimento a instituição agregou ao aluno) e conceito preliminar do curso (CPC), que é composto pela nota do Enade, nota do IDD e a avaliação dos professores e da infra-estrutura da instituição.

Além disso, o MEC também disponibiliza a nota por pontos corridos obtida em cada curso, o chamado CPC Contínuo, que é o que permite comparar mais detalhadamente o desempenho de cada curso.

Na edição 2009, os cursos avaliados foram: administração, direito, comunicação social, ciências econômicas, psicologia, ciências contábeis, design, turismo, teatro, música, arquivologia, biblioteconomia, secretariado executivo, relações internacionais e estatística. Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia em design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

Criado em 2004 para substituir o antigo Provão, o objetivo do exame é avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior. O aluno que não comparecer ao exame fica sem diploma ao final do curso. Fazem a prova todos os ingressantes e concluintes das áreas avaliadas. Antes, o Enade só era obrigatório para uma amostra de alunos selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).