Papel do contador nas relações trabalhistas é tema de fórum dia 29

Tão complexas e frequentemente alvo de polêmicas, as relações trabalhistas ocupam cada dia mais espaço na rotina de trabalho dos contabilistas, seja tratando de questões relacionadas a seus clientes, seja na gestão estratégica de seus próprios escritórios e empresas de contabilidade. Essa crescente demanda levou a equipe de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) a conceber o 1º Fórum de Relações do Trabalho, que acontece no dia 29 de outubro, das 8h15 às 17h, em Curitiba. O objetivo do evento é oferecer aos participantes elementos para compreensão adequada das regras que conduzem as relações de trabalho e emprego, estimulando uma análise crítica dessas normas e dos seus efeitos na sociedade e nas empresas.

"O contador é a primeira pessoa a quem o empresário recorre quando tem dúvidas ou questões trabalhistas a solucionar. Fornecer orientações corretas ao cliente é uma grande responsabilidade e os profissionais contábeis precisam ter o preparo adequado, pois as questões trabalhistas podem ter sérios impactos no dia a dia das empresas, e essa é uma das razões pelas quais o CRCPR decidiu realizar este evento", explica a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn. "Nos escritórios de contabilidade, também enfrentamos o crescente desafio de atrair e reter os melhores talentos, por isso programamos palestras com empresários contábeis que têm casos de sucesso na gestão de pessoas para compartilhar", conta ainda.

O período da manhã concentra o conteúdo técnico. A primeira palestra, "A Responsabilidade do Profissional da Contabilidade como Assessoria nas Questões de Saúde e Segurança do Trabalho", será ministrada pelo médico Ruddy Facci, professor com especialização e pós-graduação em medicina do trabalho. A seguir, o eSocial será abordado pelo contador e auditor da Receita Federal do Brasil, Marcos Antonio Salustiano da Silva, um dos desenvolvedores e sustentadores desta nova funcionalidade do SPED.

A parte da tarde foi reservada para a troca de experiências sobre a gestão de pessoas em empresas contábeis, começando com a palestra "Participação nos Lucros ou Resultados - PLR: Como planejar e executar um programa de PLR. Principais requisitos e pontos de atenção", que será apresentada pelo advogado Ricardo Alexandre Suchodolak. Encerrando a programação, o CRCPR apresenta o talk-show "Casos de sucesso na área contábil de gestão de pessoas", com a participação do empresário contábil gaúcho Flávio Ribeiro, sócio-diretor da Flávio Ribeiro Contabilidade S/S e a catarinense Ana Paula Meurer Delai , sócia da empresa RG Contadores Associados, pós-graduada em Direito Previdenciário.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do CRCPR. No dia do evento, o participante deverá validar sua inscrição mediante a doação de um kit de higiene pessoal (um pacote de absorvente, um sabonete, um creme dental e um pacote de papel). O material arrecadado será doado a instituições assistenciais parceiras do CRCPR.

Serviço:

1º Fórum de Relações do Trabalho

Data: 29/10/2015
Horário: das 8h15 às 17h
Local: Auditório do CRCPR - Rua XV de Novembro, 2987 - Alto da XV – Curitiba (PR).
Programação completa e inscrições: