Palmas: no IFPR, conselheiro ministra palestra sobre o Ano da Contabilidade e o Projeto Primeiros Passos

A apresentação do conselheiro Sérgio Roberto Bebber ocorreu durante a II Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus de Palmas, dia 24 de outubro, às 21h, no Centro Cultural Dom Agostinho José Sartori. Dezenas de estudantes acompanharam a palestra.

Bebber ministrou palestra sobre o Ano da Contabilidade e o Primeiros Passos no IFPR, câmpus Palmas, dia 24.

A apresentação fez parte da programação da II Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Com caráter educativo, a campanha 2013, Ano da Contabilidade no Brasil é desenvolvida em nível nacional pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), com o apoio dos conselhos regionais. A proposta é divulgar, com o auxílio de diversos meios de comunicação, o real papel do profissional e da profissão na sociedade e nas organizações públicas e privadas.

Na visão do CFC, a imagem do contabilista é deturpada no Brasil “por alguns segmentos da mídia, principalmente os relacionados a determinados programas humorísticos e novelas, que abusam em apresentar o profissional contábil de forma distorcida e irresponsável”.

Por sua vez, o Projeto Primeiros Passos com o CRCPR, iniciativa em nível estadual do Conselho de Contabilidade do Paraná lançada em 2012, procura levar orientação a quem começa a zelar pela ética e a credibilidade da profissão contábil perante a sociedade: os estudantes de Ciências Contábeis e os jovens em início de carreira. Este segundo grupo é o foco da atual fase do programa. Nesta etapa, inspetores fiscais do CRCPR visitam pessoalmente as novas empresas do ramo para conversar com seus gestores e líderes: a nova geração de empresários contábeis.

Sem qualquer conotação fiscalizatória, esses encontros oportunizam o repasse de informações a respeito de aspectos éticos e que envolvem a educação continuada, atuação das entidades de classe, processos do dia-a-dia da empresa e, também, fiscalização, atividade-fim dos conselhos de contabilidade.