Palestras mostram como funciona o sistema CFC-CRCs

Delegado do CRCPR Bolivar José Rizzi e presidente do sindicato dos contabilistas da fronteira, Casemiro Pasa

Uma preocupação do CRCPR é mostrar, principalmente a estudantes de contábeis, como funciona o sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e os conselhos regionais instalados nos estados e no Distrito Federal. Foi a partir da criação do sistema que a atividade contábil teve os maiores impulsos.

Foi um dos principais objetivos da palestra que o delegado do CRCPR em Pranchita, Bolivar José Rizzi, ministrou, no último dia 26, a acadêmicos da Faculdade de Administração de Barracão, no interior do estado.

Idem, da palestra que o vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Mauro Luis Moreschi, ministrou dia 29 de março aos alunos do primeiro ano do curso de técnico em contabilidade da ENSITEC – Faculdade de Tecnologia e Cursos Profissionalizantes, em Curitiba.

É importante que os futuros profissionais saibam qual é a real missão do sistema. O CFC e os CRCs são autarquias federais. Foram criados em 1946 pelo decreto-lei 9295 com a finalidade de registrar e fiscalizar o exercício profissional dos técnicos em contabilidade e contadores, visando proporcionar serviços de qualidade à sociedade – empresas e órgãos públicos.

Além dos serviços de registro, cadastro, emissão da carteira profissional, aplicação do exame de suficiência, desenvolve projetos de fiscalização verificando se os agentes contábeis têm habilitação, se os trabalhos estão de acordo com as normas e princípios contábeis, oferece programas de educação continuada e também desenvolve projetos de responsabilidade social.

Os palestrantes destacaram ainda a boa posição que a contabilidade vive, no âmbito das atividades. É uma das profissões que mais leque de trabalho abre, com boas remunerações, tanto no setor privado quanto no público.