Palestra sobre o eSocial reúne contabilistas na FIEP

Dúvidas sobre o novo sistema, que unifica – em um mesmo ambiente online – informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas que as empresas precisam enviar ao governo foram respondidas em uma palestra promovida pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) e pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e Confederação Nacional da Indústria (CNI) e CRCPR na quinta-feira (22).

Cerca de duzentos contadores de todo o estado participaram do evento.

Com implantação por todo empregador prevista inicialmente a partir de 2013, após cinco adiamentos, o eSocial passará a valer apenas em 2015, para alguns segmentos. O prazo maior para a adaptação das empresas foi uma conquista das entidades de classes, cujo esforço conjunto resultou também na divisão da implantação em etapas, abrangendo primeiro as grandes e médias empresas.

“O que fez a diferença para que conseguíssemos esse prazo maior foi o associativismo, a parceria. É o que

estamos buscando mostrar há seis anos com nossa campanha de contribuição sindical, quando FIEP, Federação da Agricultura do Paraná (FAEP) e Fecomércio se uniram pela primeira vez para estimular a contribuição sindical. É o que queremos mostrar aos contadores, quando oferecemos palestras com temas específicos para o setor, que irão contribuir com seu trabalho. Podemos nos ajudar muito”, analisou Débora Negrello, coordenadora do Departamento de Arrecadação Sindical da FIEP.

A presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, destacou na abertura do evento que a entidade está realizando um intenso trabalho de esclarecimento da classe contábil quanto ao novo sistema. “Estamos promovendo e apoiando um grande número de eventos sobre o eSocial em todo o Paraná, para que os contabilistas possam estar tão preparados quanto possível para incorporar esta nova ferramenta digital de fornecimento de informações trabalhistas aos órgãos envolvidos, quando ela se tornar obrigatória”, informou. “Embora em um momento posterior, visto que a obrigatoriedade valerá primeiro para grandes e médias empresas, o micro empreendedor individual, e até mesmo o empregador doméstico também terá que lançar suas informações no sistema”, disse. Desde 2013, o CRCPR já promoveu mais de 100 eventos e palestras sobre o eSocial.

A palestra “Impactos do eSocial nas empresas: pontos de atenção e caminho das pedras” foi conduzida por Danilo Lollio, gerente de Legislação da Wolters Kluwer Prosoft, empresa holandesa que presta serviços nas áreas jurídica, fiscal, contábil, financeira, de auditoria, compliance e de saúde. “Todos querem saber sobre as penalidades para quem não se adequar. Para qualquer documento do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) não entregue, ou entregue com atraso, a multa é de R$ 500,00 – isso, para quem optou pelo Simples”, destacou Lollio, que também chamou atenção para o correto preenchimento das informações lançadas no sistema. “As informações precisam estar corretas, ou as penas podem ser ainda mais duras”, alertou.

A palestra aconteceu no Campus da Indústria da FIEP, em Curitiba, e foi transmitida por videoconferência para diversas cidades do Estado.

João Barreto Lopes, assessor da Presidência da FIEP, 5. Priscilla Caetano de Lima – coordenadora do Departamento de Assistência Sindical da FIEP, Biratã Higino Almeida Giacomoni, diretor da FIEP e Presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação, Operação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistemas de Telecomunicações do Paraná, Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR, Danilo Lollio, gerente de Legislação da Wolters Kluwer e Débora Regiane Negrello, oordenadora do Departamento de Arrecadação Sindical da FIEP.