Palestra sobre cruzamento de informações tem mais de 1.300 participantes

Auditório lotado e quase todos os links conectados para acompanhar a palestra da advogada Letícia Merlin Tullio na manhã da última quarta-feira (19), na sede do CRCPR.

Segundo ela, com o aperfeiçoamento dos sistemas eletrônicos da Receita Federal, o cruzamento de informações prestadas pelos contribuintes se intensificou. "Resultado: não é só o que é declarado pelo contribuinte que é fiscalizado, como acontecia no tempo da escrituração manual, mas todo o conjunto de práticas que as empresas realizam, até mesmo a forma como elas emitem as notas fiscais", disse. "No tempo da nota de papel, os livros não necessariamente registravam o que estava nas notas fiscais. Os "ajustes manuais" eram uma prática muito comum. Hoje em dia os sistemas contam com algorítimos que identificam padrões de comportamento dos contribuintes, tais quais as redes sociais. Qualquer comportamento fora do padrão já é considerado um sinal de alerta pelas autoridades", preveniu. Disse ainda que esse cruzamento já ocorre de forma integrada entre os três níveis da administração pública - municipal, estadual, o que aumenta significativamente a responsabilidade do contador em orientar seu cliente e proceder em conformidade com as regulamentações de cada uma dessas esferas para evitar autuações.

Solidariedade

Os participantes na modalidade presencial foram solicitados a trazer três quilos de alimentos não perecíveis para validar suas inscrições. A entidade que recebeu as doações foi o Instituto Salesiano de Assistência Social, entidade vinculada à Igreja Católica, com duas unidades em Curitiba, uma na Vila Guaíra e outra no Parolin, que oferece apoio educacional no contraturno a crianças carentes dessas comunidades.

O vice-presidente de Fiscalização, Registro, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, realizou a entrega simbólica dos alimentos ao pedagogo Douglas Laskoski, representante da entidade.