Palestra sobre contabilidade de cooperativas reúne profissionais especializados no CRCPR

A palestra "Políticas e Demonstrações Contábeis para Sociedades Cooperativas: de acordo com as normas do CFC e a Lei nº 12.973/2014" reuniu, na tarde desta quarta-feira (24), na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), 90 contabilistas de cooperativas de todo o estado.

Foi ministrada pelo professor Laudelino Jochem, conselheiro do CRCPR e autor do livro “Cooperativismo – uma abordagem histórico-filosófica” (editora Foco Editorial), no qual trata das principais fases do cooperativismo, desde os antecedentes à atualidade, falou aos participantes sobre a Lei nº 12.973/2014 e as normas do CFC para sociedades cooperativas.

Ele iniciou falando sobre os princípios do cooperativismo e aspectos históricos para, em seguida, abordar o processo de convergência das normas contábeis brasileiras com o IFRS ( International Financial Reporting Standards) , que passaram a representar a espinha dorsal da contabilidade, destacando que é possível aplicar o IFRS completo para todas as cooperativas, mas alertando que o grau de exigência é muito maior que os demais modelos de contabilização, com características mais simplificadas.

Segundo Jochem, “para descobrir quais os caminhos possíveis de se fazer contabilidade para uma cooperativa é preciso uma análise holística, verificando primeiramente o porte da cooperativa, o que permitirá definir o modelo contábil em que cada cooperativa pode se enquadrar”, quais sejam:

a) Microcooperativa e cooperativa e pequeno porte: regulamentado pela ITG 1000, aplicável às cooperativas que não possuem prestação pública de contas e que tiveram ingresso ou receita bruta no ano imediatamente anterior até R$ 3.600.000,00;

b) Pequenas e médias cooperativas: regulamentado pela NBC TG 1000, aplicável às cooperativas que não tenham prestação pública de contas e que tiveram no ano anterior ingresso / receita bruta de até R$ 300.000.000,00 ou ativos totais até R$ 240.000.000,00; e

c) Grandes cooperativas: obrigatório para cooperativas que apresentaram no ano anterior ingresso/receita bruta superior a R$ 300.000.000,00 ou ativos totais superiores a R$ 240.000.000,00 ou que tenham prestação pública de contas. Exige a adoção das normas completas (IFRS Full) levando-se em conta todos os CPC’s aprovados pelo Conselho Federal de Contabilidade e que estejam vigentes.

“A cooperativa deve selecionar e aplicar suas políticas contábeis uniformemente para transações semelhantes, outros eventos e condições, a menos que a norma, a interpretação ou o comunicado técnico especificamente exija ou permita a classificação de itens para os quais possam ser aplicadas diferentes políticas. Se a norma, a interpretação ou o comunicado técnico exigir ou permitir tal classificação, uma política contábil apropriada deve ser selecionada e aplicada uniformemente para cada categoria”, afirmou Laudelino.

Ele explicou ainda quais são as demonstrações contábeis e demais exigências contábeis pertinentes ao segmento.

“Por ser destinada a um público tão específico, ficamos muito satisfeitos por ter reunido quase uma centena de profissionais que trabalham ou prestam serviços contábeis para cooperativas”, destacou Jochem ao fim da apresentação.

Transmissão ao vivo

Uma novidade foi a transmissão, em caráter experimental, da palestra inteira pela internet, permitindo que ela pudesse ter sido acompanhada ao vivo. Sobre esse novo serviço do CRCPR, a vice-presidente da Câmara de Desenvolvimento Profissional, Elizangela de Paula Kuhn, explica: “Poderemos disponibilizar até mil acessos online por evento para que contabilistas de todo o estado assistam ao vivo determinados cursos, palestras e fóruns do CRCPR realizados aqui em Curitiba. Durante a palestra de hoje realizamos testes para fazer os ajustes técnicos necessários e em breve iniciaremos a divulgação do serviço, que funcionará assim: o interessado fará uma inscrição online, fornecendo CPF e número do registro no CRCPR, e receberá um link por email para acessar a transmissão. Assim poderemos levar informação de qualidade a um número cada vez maior de profissionais, possibilitando que até os contabilistas das localidades mais remotas do estado, que nem sempre podem se deslocar até as cidades onde promovemos nossos cursos, possam se manter atualizados”.

Fazendo parte do Temas Contábeis em Debate, a palestra "Políticas e Demonstrações Contábeis para Sociedades Cooperativas: de acordo com as normas do CFC e a Lei nº 12.973/2014" em breve estará disponível em vídeo no site do CRCPR, podendo ser assistida por qualquer interessado a qualquer momento.

Vídeos já disponíveis nos Temas Contábeis em Debate:

:: 1º Fórum Paranaense de Contabilidade
O uso da tecnologia no controle da arrecadação

:: Palestra sobre e-Social
Instrutor: Marcos Antonio Salustiano da Silva

:: Imposto de Renda Pessoa Física 2015
Instrutor: Laudelino Jochem

:: Palestra sobre COAF
Instrutora: Rochelle Pastana Ribeiro

:: Regularização de Obra de Construção Civil - Declaração e informações sobre Obra (DISO)
Instrutora: Sandra Consuelo Abreu Chuves

:: Questões pontuais da Substituição Tributária no ICMS e a não-cumulatividade
Instrutor: José Julberto Meira Jr.

:: O que muda com a conversão da MP 627 de 2013 na lei 12973 de 2014?
Instrutor: Nelson Zafra

:: Elaboração do contrato de prestação de serviços contábeis
Instrutor: Emerson Luís Dal Pozzo