Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Palestra orienta moradores de Tijucas do Sul sobre orçamento familiar

Mais de 60 pessoas participaram da palestra sobre orçamento familiar promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social para famílias de Tijucas do Sul, Região Metropolitana de Curitiba, na tarde desta quarta-feira (25). O evento, que aconteceu no barracão da Igreja Católica de Lagoinha, é uma iniciativa do programa Família Paranaense e realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e o Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).





imagem





imagem



Durante a palestra, os participantes receberam orientações sobre como planejar e controlar o orçamento, e sobre o que fazer quando se tem dívidas em atraso. Todos receberam um guia com informações referentes ao tema. A palestra foi feita pelos voluntários do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Luiz Fernando Martins Alves, Jéssica Dallagrana e Francisco Savi e acompanhada por técnicos da Seds e profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Lagoinha.

Tijucas do Sul foi o sétimo município a receber a ação. O primeiro foi Piraquara, também na Região Metropolitana de Curitiba, em 2014, seguido de Arapuã, Jardim Alegre, Morretes, Goioxim e Inácio Martins. Até o fim deste ano, as palestras serão realizadas em 30 municípios considerados prioritários pelo Família Paranaense.

A palestra abordou assuntos como consumismo, consumo responsável e a importância de economizar, fornecendo orientações para controlar o orçamento familiar, por meio do preenchimento de uma planilha financeira. Para incentivar o hábito de poupar, ao final, Jessica e Luiz Fernando distribuíram uma cartilha sobre o tema, e canetas.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), coordenado pelo contabilista Gilberto Maurício Cândido, mantém um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Família para ministrar palestras educativas sobre o tema em todo o estado, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância de planejar o orçamento, administrar o dinheiro e evitar dívidas.