Palestra no CRCPR demonstra como se proteger de fraudes digitais na NFe

O professor Roberto Dias Duarte falou, no dia 5 de maio, no auditório do CRCPR, sobre os riscos que os profissionais da contabilidade correm quando trabalham no sitio da Nota Fiscal Eletrônica e como se proteger contra fraudes digitais no contexto da Nota Fiscal Eletrônica. Segundo ele, é preciso maturidade gerencial das empresas brasileiras, conhecimento dos fatores primários para ocorrência de fraude e visão geral do SPED ? Sistema Público de Escrituração Digital e seu impacto na segurança corporativa, empresas. A NFe faz parte do conjunto de procedimentos do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital), que se subdivide em três outros projetos, o Sped Contábil, Sped Fiscal e a NFe. Atualmente, nenhum órgão, e em breve, nenhuma empresa privada, deverá aceitar qualquer nota fiscal que não seja a NF-e.

A obrigatoriedade da NF-e trouxe importantes mudanças para o Estado e para os contribuintes. Quem lida com a parte legal e burocrática que envolve a nota eletrônica sabe da importância de possuir recursos e profissionais treinados para fazer o trabalho de forma segura.

O palestrante descreveu o cenário competitivo, as transformações sociais, tecnológicas e gerenciais decorrentes do fim da Era Industrial e da ascensão da Era do Conhecimento, e do aumento da presença fiscal eletrônica no dia a dia das organizações. Compreender os riscos, vulnerabilidades e ações preventivas com relação às fraudes corporativas digitais é fundamental.

Roberto Dias Duarte é graduado em Administração de Empresas com MBA pelo IBMEC. Atua há 22 anos em projetos de gestão, suportados por tecnologia. Professor em cursos de pós‐graduação, membro do conselho de consultivo da Mastermaq Softwares e sócio fundador da editora Ideas@Work. Em agosto de 2008, publicou o primeiro livro do Brasil que analisa os impactos do SPED. É também Diretor Acadêmico da Escola de Negócios Contábeis ? ENC. Mantém um blog próprio: www.robertodiasduarte.com.br.