Palestra na Unicentro, de Guarapuava aborda mercado e perspectivas da profissão

O auditório da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava, foi palco da apresentação da ex-presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, para estudantes do curso de Ciências Contábeis do Campus Santa Cruz, em Guarapuava, no último dia 19 de setembro, durante o XXIV Ciclo de Estudos Contábeis.

Lucelia iniciou a apresentação com um panorama da profissão mostrando que o número de contadores já é bem maior do que o de técnicos no país (65,8%), mas que no Paraná essa diferença é ainda maior: os bacharéis em Ciências Contábeis já são 73% no estado.

A seguir, mostrou um retrato do Brasil de hoje, em que, apesar de tantas mazelas, a palavra do momento é ética, seja nas pequenas coisas, no dia a dia da profissão ou nos relacionamentos. Amparada por sua ampla experiência como profissional contábil e como militante nas entidades do setor, passou aos estudantes algumas dicas sobre o que fazer para atravessar os momentos de crise como o que vivemos atualmente, destacando a antecipação de soluções para os clientes, e o aproveitamento de oportunidades na área de compliance e governança nas empresas. "O grande desafio das empresas brasileiras é melhorar a eficiência, em meio a este cenário caótico de leis, normas, burocracia, corrupção e dificuldades econômicas, que minam a competitividade. Para atravessar essa tormenta, cabe ao contador ajudar o empresário a ajustar as velas", disse.
Ao falar sobre a administração pública, destacou que, apesar de a sociedade tentar ignorar que o país se mantém estagnado nos últimos 30 anos, existem muitas oportunidades para os contadores na área pública, que vão além dos concursos.

Quanto ao mercado de trabalho, segundo ela, "está excelente para quem souber vender conhecimento, a gerir a própria empresa como recomenda que seus clientes façam e enxergar as oportunidades que se abrem em importantes segmentos como as cooperativas, as entidades públicas, o terceiro setor e as próprias empresas privadas, que precisam cada vez mais de informações de qualidade para auxiliá-las no processo de tomada de decisões".

Falou ainda sobre a crescente participação da mulher no segmento contábil, que até pouco tempo atrás era dominado pelos homens. "No Brasil já somos quase 43% da força de trabalho. Na região Norte, 49,27%. Aqui no Paraná precisamos dar uma turbinada na participação feminina, que está em 38%, sendo 36% aqui em Guarapuava", disse.

Finalizou falando sobre a importância da Educação Continuada para o profissional contábil, citando a frase de Whitney M. Young: "É melhor estar preparado para uma oportunidade e não ter nenhuma, do que ter uma oportunidade e não estar preparado."

Ao final da palestra, Lucelia Lecheta confraternizou com os professores e coordenadores de curso da Unicentro.