Palestra marca o Dia do Contador na Unibrasil

A convite da coordenação do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Brasil –Unibrasil, o professor Luiz Carlos de Souza, proferiu palestra sobre as principais mudanças que vêm causando impacto nas práticas contábeis brasileiras, nos últimos tempos. Foi dia 26 de setembro, em evento comemorativo ao Dia do Contador, 22 de setembro.

Na sua explanação aos alunos de Ciências Contábeis da instituição, Souza falou sobre o papel do contador, o avanço da profissão contábil no país e a importância da atualização por meio da educação continuada. Abordando o tema propriamente da palestra, discorreu sobre as legislações que estão promovendo alterações nas práticas contábeis, em particular a Lei 16.638/07 que determinou a convergência das demonstrações contábeis às normas internacionais, tratando não somente dos aspectos legais e conceituais, mas também dos impactos profissionais e empresariais. “Estamos falando sobre práticas contábeis modernas já normatizadas pelas legislações vigentes, e também que estão em audiência pública e deverão favorecer um segmento mais específico da contabilidade, como por exemplo, as empresas de pequeno porte”, explica.

Na avaliação do coordenador do curso, professor Cesar Augusto Gaertner, o tema é de grande relevância para os futuros contadores, uma vez que, desde 2008, com a adoção das normas internacionais de contabilidade, a atividade contábil vem passando por inúmeras transformações, tanto nas regras aplicadas ao setor privado, as empresas, quanto na área pública. “A harmonização das normas internacionais possibilita maior transparência nas informações contábeis e facilita o intercâmbio de informações entre as empresas e os países”, destaca.

Os estudantes aplaudiram a iniciativa como uma oportunidade para obter um visão diferenciada da profissão da que recebem em sala de aula. Foi o que disseram, entre outros, Esdras Ferreira Sousa da Silva e Murilo Scaramella.