Palestra gratuita esclarece sobre novo sistema online da Receita para regularização de obras

No próximo dia 10 de dezembro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) traz a auditora da Receita Federal do Brasil (RFB) Sandra Consuelo Abreu Chuves para falar sobre as mudanças no sistema regularização de obras e obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND).

Por meio do novo sistema, implantado em julho de 2014, pessoas e empresas que precisam obter a CDN para averbação junto a cartórios de registro de imóveis poderão entregar a Declaração e Informações sobre Obra (DISO) pela Internet, como acontece com o Imposto de Renda.

Pelo sistema antigo, o prazo de análise e tramitação dos documentos podia chegar a 60 dias ou mais, caso houvesse irregularidades nos documentos. A nova DISO, que substitui a versão em papel e será processada exclusivamente pela Internet, reduz a quantidade de documentos a ser apresentados. Em alguns casos, até mesmo o documento com o valor da contribuição a ser recolhida será emitido na Internet, devendo ser levado à Receita Federal apenas um documento oficial da Prefeitura (geralmente o Alvará ou Habite-se), que comprove as características básicas da obra tais como a destinação (residencial ou comercial, por exemplo) e área construída. Desse modo, o tempo médio de tramitação de documentos para a regularização da obra cai para cerca de cinco dias úteis, desde que não haja problemas com a documentação.

Além de explicar em detalhes os novos procedimentos, a palestrante fornecerá esclarecimentos sobre como proceder quando houver problemas com a documentação.

Serviço:

Palestra: Regularização de Obra de Construção Civil - Declaração e Informações Sobre Obra ( DISO) – Inscreva-se agora, gratuitamente, clicando aqui.

Instrutor: Sandra Consuelo Abreu Chuves - Auditora da Receita Federal (currículo)

Data: 10/12/2014
Horário: Das 09h30 às 11h30.
Local: Auditório do CRCPR - Rua XV de Novembro, 2987 - Alto da XV.
Inscrições: de 14/11/2014 a 09/12/2014
Certificados: Serão fornecidos no dia seguinte, por meio do site do evento.
Contato: Desenvolvimento Profissional CRCPR - (41) 3360-4700
Investimento: Evento Gratuito