Palestra faz abordagem prática sobre as IFRS

Além da padronização, as normas internacionais de contabilidade (IFRS, na sigla em inglês) trazem mudanças significativas em relação às normas e demonstrações contábeis. No Brasil, o processo começou a ser implantado com a adoção da Lei 11.638/2007. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis se responsabilizou pela adaptação às empresas brasileiras.

Depois de breve introdução às IFRS, Marcos Rebello falou sobre a informação contábil, as demonstrações contábeis, balanço patrimonial, caixa e equivalentes de caixa, clientes, estoques, imobilizado, arrendamento mercantil, teste de recuperabilidade, entre os principais aspectos das normas, apresentando procedimentos e exemplos práticos. A palestra para 754 participantes aconteceu nessa quarta-feira, dia 1º, das 9 às 12 horas, no auditório do CRCPR em Curitiba. Vinculado ao programa CRCPR ao Vivo, o evento teve transmissão em tempo real pela internet.

Na apresentação, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, ressaltou a necessidade de os profissionais se manterem atualizados e a ênfase que o CRCPR vem dando aos programas de educação continuada para atender essa demanda. O palestrante Marcos Rebello ( à direita) é mestre em contabilidade, consultor na adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, consultor econômico-financeiro e professor.

De acordo com Rebello, "o objetivo das demonstrações contábeis das PME é oferecer informação sobre a posição financeira, o desempenho e fluxos de caixa, para a tomada de decisão de usuários que não estão em posição de exigir relatórios feitos sob medida para atender suas necessidades de informação". As demonstrações contábeis devem representar apropriadamente a posição patrimonial e financeira (BP), o desempenho (DRE/DRA) e os fluxos de caixa da entidade. A empresa deve apresentá-las pelo menos uma vez por ano, caso contrário deve justifica-lo em notas explicativas.

Conjunto das demonstrações

:: Balanço Patrimonial
:: Demonstração do Resultado
:: Demonstração do Resultado Abrangente
:: Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados
:: Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
:: Demonstração do Fluxo de Caixa
:: Notas Explicativas

Solidariedade

Inscritos na modalidade presencial trouxeram 3 kg de alimentos não perecíveis doados, na ocasião, à Comunidade Terapêutica Nova Jornada, de São José dos Pinhais, representada por Márcio Calbente.