Palestra do I Fórum Paranaense de Contabilidade está disponível no Temas Contábeis em Debate
Vídeo da palestra O uso da tecnologia no controle da arrecadação já está disponível no site do CRCPR em Temas Contábeis em Debate. A palestra, que fez parte do I Fórum Paranaense de Contabilidade, realizado dia 14 de maio, no CRCPR, teve a finalidade de apresentar os hardwares, softwares, programas e sistemas utilizados pela Receita Estadual do Paraná e Receita Federal para realizar o seu trabalho de controle da arrecadação.
Falaram sobre o tema responsáveis, em suas áreas, na Receita Estadual: Lucianara Nehls, Márcio Luís Trentin, Mônica Santos, Glauco Oscar Ferraro Pires e Wagner Fernandes de Carvalho; e da Receita Federal, Luís Omar Gabardo, assistente técnico e supervisor do programa do imposto de renda da DRF - Curitiba.
Em relação à Receita Estadual, entraram na pauta as regras de funcionamento da Nota Fiscal Eletrônica, a Fisc-e, utilizada no Estado do Paraná; o Programa de Cidadania Nota Paranaense, que entrará em vigor em 1º de agosto próximo, prevendo a distribuição de créditos e prêmios a contribuintes cadastrados; particularidades da Escrituração Fiscal Digital, o Bloco K e o Simples Nacional; e o ambiente digital do fisco paranaense, que usa tecnologia de análise massiva de dados.
Já Luís Gabardo apresentou a extensão da atuação das 568 unidades da Receita Federal no país, os volumes impressionantes de acessos aos serviços do sistema, modelos de coleta e de cruzamento de dados e alguns projetos estratégicos. Segundo ele, o sistema em funcionamento, convencional, já está esgotado; centralizado, não tem mais como evoluir. Mas há novidades em andamento.
Também faz parte do vídeo o bate-papo que encerrou o fórum, mediado pela presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, e vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Elizangela de Paula Kuhn, e participação dos representantes da Receita Estadual e Receita Federal.
A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Elizangela de Paula Kuhn, explica que “o vídeo é uma excelente oportunidade para quem não pode participar do Fórum para atualizar-se e assistir com calma às palestras, no horário em que for mais conveniente para o profissional”. E para quem compareceu, é a chance de rever as discussões que achou mais importantes e tirar dúvidas.
“Recebemos comentários muito positivos sobre o evento, especialmente sobre os debates com os auditores da Receita Federal e Estadual, que foram muito esclarecedores quanto à questão do cruzamento de informações proporcionado pelos novos sistemas de fiscalização e quanto à Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor e a Nota Fiscal Paranaense, que entram em vigor no início do segundo semestre”, completou.