Palestra do CRCPR na Unioeste, em Cascavel, reúne mais de 600 estudantes

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, apresentou na última quarta-feira (20), no auditório da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, a palestra “O profissional da Contabilidade e o novo Brasil!” para uma plateia de mais de 600 estudantes de Ciências Contábeis, no âmbito da XVII Jornada de Estudos Contábeis.

Elizangela falou sobre as grandes oportunidades de trabalho que o mercado apresenta para os profissionais de Ciências Contábeis no atual cenário do país. "Nos últimos anos, nossa profissão passou por uma verdadeira revolução, impulsionada pela tecnologia. Os novos sistemas implantados pelos órgãos de arrecadação e fiscalização do governo deixam pouco espaço para o trabalho manual que se fazia antigamente nos escritórios contábeis. No entanto, as leis e normas estão mudando constantemente e, para prestar um serviço de qualidade, o profissional contábil precisa estar sempre atualizado. É uma profissão que traz muitas oportunidades, mas que requer que a gente esteja sempre estudando e se renovando", disse.

Ela destacou também a campanha +VALOR, que o CRCPR vem desenvolvendo junto às entidades empresariais para conscientizar o empreendedor, o empresário, aquele que contrata o contador, sobre a importância de escolher serviços contábeis de qualidade, não se guiando apenas pelo preço. "A grande maioria das empresas no Paraná, assim como em todo o país, é formada por empreendimentos de micro e pequeno porte. Muitas vezes esses empresários, por desconhecerem o potencial que temos como parceiros para o seu negócio, também pressionados pela questão dos custos, ainda mais em tempos de crise como os que atravessamos, acabam contratando serviços de contabilidade mais pelo preço do que pela qualidade", lamentou. "Vira e mexe a gente se depara com empresas tentando remendar problemas que poderiam ter sido evitados com o aconselhamento de um bom profissional da contabilidade. O que a campanha pretende é mostrar ao empresário que o aconselhamento de um bom profissional pode evitar muitas dores de cabeça e, até mesmo, ser crucial para a empresa em um momento de crise, indicando, por exemplo, melhores alternativas para redução de custos e contratação de empréstimos em condições mais acessíveis. A lista de serviços que um bom profissional da contabilidade pode oferecer é imensa e facilmente compensa pagar um pouco mais por serviços de qualidade", concluiu.