Palestra destaca o papel do profissional da contabilidade

Mais de 200 estudantes de Ciências Contábeis lotaram o auditório das Faculdades Integradas Santa Cruz de Curitiba, no último dia 26 de abril, para assistir a palestra do vice-presidente da Câmara de Registro do CRCPR, João Gelásio Weber, sobre o papel e a importância do profissional da contabilidade na atualidade, os desafios e as oportunidades do mercado de trabalho e sistema CFC-CRCs. A iniciativa – explica o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Santa Cruz, professor Cláudio Marcelo Cordeiro – é uma tradição da instituição para marcar a data em que se comemora o Dia do Contabilista, 25 de abril.

Gelásio começou dizendo que os cerca de 500 mil profissionais que atuam no país – mais de 30 mil no Paraná – estão submetidos a normas previstas por legislação embasada no Decreto-Lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que criou o sistema formado pelo Conselho Federal de Contabilidade e os 27 CRCRs, em 1946. Afirmou que, além do registro e da fiscalização, outra grande preocupação do sistema é a qualidade dos serviços contábeis; daí a adoção do exame de suficiência e a oferta de programas de educação continuada à classe.

A atividade contábil ganhou importância crescente no Brasil com a organização da classe e mais recentemente com a convergência das normas brasileiras de contabilidade ao padrão internacional. A profissão está se encaminhando para ser uma das mais reconhecidas pela sociedade, como já acontece em países desenvolvidos. A contabilidade – argumentou - produz informações que podem ser utilizadas em processos de decisão e planejamento das empresas e para evidenciar a transparência da gestão pública.

Sobre o mercado de trabalho, disse que a profissão abre amplas perspectivas de trabalho na área pública, nas empresas ou como empresário. Um estudo publicado na revista Forbes mostrou que a profissão contábil é uma das três melhores profissões do mercado de trabalho americano. O estudo incluiu mais de 90 tipos de empregos com excelentes remunerações, sendo que a maioria dos empregadores exige que o candidato tenha formação específica e especialização.

Vice-presidente de Registro do CRCPR, João Gelásio Weber, e o professor Cláudio Marcelo Cordeiro, coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Santa Cruz, em evento alusivo ao Dia do Contabilista.

A palestra foi assistida por mais de 200 alunos.