Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Palestra arrecada lenços para mulheres em tratamento de câncer: ação faz parte do Outubro Rosa




No próximo dia 21 de outubro, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) traz novamente uma das maiores especialistas do país, a auditora da Receita Federal do Brasil (RFB) Sandra Consuelo Abreu Chuves, para falar sobre as mudanças no sistema regularização de obras e obtenção da Certidão Negativa de Débitos (CND).

O novo sistema, implantado em julho de 2014, promoveu uma verdadeira revolução na forma como pessoas e empresas obtêm a CDN para averbação de construções e reformas junto a cartórios de registro de imóveis, possibilitando que a Declaração e Informações sobre Obra (DISO) seja entregue pela Internet, como acontece com o Imposto de Renda.

Pelo sistema antigo, o prazo de análise e tramitação dos documentos podia chegar a 60 dias ou mais, caso houvesse irregularidades nos documentos. A nova DISO, que substituiu a versão em papel e é processada exclusivamente pela Internet, reduz a quantidade de documentos a ser apresentados. Em alguns casos, até mesmo o documento com o valor da contribuição a ser recolhida é emitido na Internet, devendo ser levado à Receita Federal apenas um documento oficial da Prefeitura (geralmente o Alvará ou Habite-se), que comprove as características básicas da obra tais como a destinação (residencial ou comercial, por exemplo) e área construída. Desse modo, o tempo médio de tramitação de documentos para a regularização da obra cai para cerca de cinco dias úteis, desde que não haja problemas com a documentação.

"Segundo a Receita, muitas novidades foram implantadas desde o lançamento do sistema, no fim do ano passado”, afirma a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn. "Mesmo quem esteve na palestra de dezembro de 2014 ou assistiu o vídeo que está disponível no Temas Contábeis em Debate vai aprender um monte de coisas novas", completa.





Outubro Rosa

Como parte das ações do Outubro Rosa, o CRCPR está solicitando aos inscritos que tragam no dia do evento lenços para doação a instituições que atendem mulheres em tratamento de câncer, por meio da campanha Lenço Amigo. Voluntárias entregam os lenços pessoalmente a mulheres que estão em tratamento em hospitais e clínicas de Curitiba e Região Metropolitana e as ensinam a amarrá-los, para deixá-las mais bonitas e, melhorando sua autoestima, ajudá-las a atravessar esse momento tão difícil.

"A ideia de arrecadar lenços veio de uma reportagem sobre o trabalho voluntário de Ingrid Klassen, jovem professora que recentemente enfrentou essa luta contra o câncer de mama e criou a campanha Lenço Amigo, para ajudar outras mulheres na mesma situação", conta Lucelia Lecheta, presidente do CRCPR.





imagem










Assista o vídeo da reportagem para entender a importância da doação de lenços.

Serviço

Regularização de Obras junto à Receita Federal do Brasil - Procedimentos decorrentes da implantação da DISO Internet e da Publicação da Lei 13.161 de 2015 que altera a Lei 12.546 de 14/12/2011. – Inscreva-se agora, gratuitamente, clicando aqui
.

Instrutora: Sandra Consuelo Abreu Chuves - Auditora da Receita Federal
Data: 21/10/2015
Horário: Das 9h às 11h30.
Local: Auditório do CRCPR - Rua XV de Novembro, 2987 - Alto da XV.
Inscrições: gratuitas, até 20/10/2015
Certificados: Serão fornecidos no dia seguinte, por meio do site do evento.
Contato: Desenvolvimento Profissional CRCPR - (41) 3360-4700
Ingresso solidário: Um lenço para contribuir com a campanha Lenço Amigo