Palestra alerta sobre importância do diagnóstico precoce do câncer

No caso do câncer, seja que tipo for, prevenção é palavra de ordem, frisou Tania Mary Gómez, no Chá Rosa - iniciativa promovida pelo CRCPR e o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista-IPMCont, no contexto da campanha Outubro Rosa, hoje à tarde, na sede do Conselho.

Tânia contou como foi surpreendida pela doença na melhor fase da sua vida e como superou as consequências do tratamento, tendo decidido criar o Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol) para partilhar suas experiências, levar apoio, conforto e positividade a pacientes em situação semelhante, e principalmente informação que ajude as pessoas a evitar a doença adotando cuidados, hábitos saudáveis e prevenções, muitas vezes simples, como a informação correta e o autoexame, pelo menos uma vez por mês, no caso do câncer de mama.

Todo ano, mais de um milhão de casos de câncer são diagnosticados em todo o mundo - a maior parte tem cura quando o diagnóstico é feito a tempo. No Brasil, são registrados 58 mil casos, sendo que um terço dos pacientes vai a óbito porque já descobre tarde a doença. Infelizmente, 50% das brasileiras de 50 a 69 anos nunca fizeram uma mamografia, disse.

A conscientização não foi apenas em relação ao câncer de mama - feminino e masculino, mas também de boca, lábio, pele, próstata, testículo, pênis, entre os principais. O de mama, na verdade, é o mais letal para as mulheres - responsável por 25% dos casos da doença notificados a cada ano.

O Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), criado em 2009, reúne voluntários que disseminam informação em relação à doença, novas descobertas, formas de tratamento, prevenção e direitos do paciente; realiza palestras, oficinas e desenvolve projetos, como o "Chaveiro da vida" e o "Turbante da superação".