Palestra abordou regras da Educação Profissional Continuada para este ano

No dia 10 de março, o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, proferiu uma palestra no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) sobre as regras do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do CFC para este ano, no âmbito da NBC PG 12.

Breda, que participou da elaboração da norma, iniciou falando sobre os resultados de 2014, informando que houve um total de 2.809 cursos e eventos credenciados no país. O número de profissionais que prestou contas sobre o PEPC no exercício de 2013 foi 3.281. “Nossa meta para 2016 é ter 6 mil profissionais prestando conta de sua participação em cursos e eventos que contam pontos para o programa, daí a importância das entidades capacitadoras”, disse.

A partir de 2016, além dos contadores inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI), registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive sócios, e profissionais que atuam com auditoria independente nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, e o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Zulmir Ivânio Breda.

Brasil (BCB), nas sociedades seguradoras, resseguradoras, de capitalização e nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e outros que exercem atividades de auditoria independente como sócios, responsáveis técnicos ou em cargo de direção ou gerência técnica de firmas de auditoria, os responsáveis técnicos pelas demonstrações contábeis, ou que exerçam funções de gerência/chefia na área contábil das empresas sujeitas à contratação de auditoria independente pela (CVM), pelo (BCB), pela (SUSEP) ou consideradas de grande porte nos termos da Lei n.º 11.638/07 (sociedades de grande porte), também estarão obrigados a participar do PEPC.

"Este encontro com representantes de entidades capacitadoras e auditores foi uma solicitação nossa (do CRCPR). É o segundo encontro que promovemos. No ano passado, nosso objetivo foi buscar aproximação com os auditores do Paraná. Este ano, nossa intenção foi reforçar o que foi apresentado anteriormente e destacar que a partir de 2016 será mandatório que os preparadores das empresas obrigadas a submeter-se a auditoria participem do Programa de Educação Continuada. Em função disso, haverá a demanda de mais cursos que atendam os requisitos da pontuação do programa", comentou a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC também abordou os objetivos do PEPC, quem está dispensado, tabelas de pontuação, treinamentos realizados no exterior, o papel da Comissão de Educação Profissional Continuada e dos CRCs, as instituições que realizam atividades de Educação Profissional Continuada, chamadas capacitadoras, as modalidades de eventos do programa, cursos em geral e de pós-graduação e extensão, as diretrizes para credenciamento das capacitadoras e o relatório de atividades que o auditor deve entregar no final.

Mais informações sobre o PEPC do CFC estão disponíveis em http://www.portalcfc.org.br/projetos/educacao_profissional_continuada/.