Palestra abordou compensação, restituição e ressarcimento de tributos

Uma das grandes dores de cabeça dos profissionais contábeis e seus clientes, empresários, é constatar que, pelos mais variados motivos, será necessário pleitear junto ao Estado a devolução de valores. O processo é sempre burocrático e cheio de detalhes a serem observados. Compensação, restituição e ressarcimento de tributos federais foi justamente o foco da palestra apresentada pelo CRCPR ao Vivo no último dia 24 - Atualizações do PER/Decomp e seus Reflexos.

O palestrante Israel Antonio de Oliveira, bacharel em Ciências Contábeis, pós-graduado em Controladoria pela FECAP/SP, empresário da contabilidade, consultor de empresas nas áreas contábil/tributária e planejamento estratégico, pesquisador e

instrutor de cursos e palestras, detalhou o passo a passo para o registro do Pedido Eletrônico de Ressarcimento (PER) e da Declaração de Compensação (Decomp) à Fazenda Nacional, por meio eletrônico ou via formulários, nos casos excepcionais.

Finalizou destacando a importância da correta execução de tais processos, já que as informações são cruzadas com obrigações acessórias entregues à Receita Federal por via eletrônica.

O vídeo da palestra estará disponível em breve na internet, no canal Temas Contábeis em Debate.

Solidariedade:

Os alimentos doados pelos participantes na modalidade presencial foram destinados à Associação Espírita Capa dos Pobres. A entidade, localizada nas imediações do Hospital Evangélico, em Curitiba, fornece cestas básicas a idosos que não possuem nenhum tipo de renda, sequer a aposentadoria. Além disso, voluntárias confeccionam enxovais que são doados a recém-nascidos carentes no Hospital Evangélico, peças em lã doadas para bebês e idosos carentes, arrecada leite em pó para distribuição a crianças cadastradas junto à instituição e promove a campanha Vista uma Criança no Natal - em que cidadãos voluntários preparam kits-presentes para crianças de zero a 12 anos, além de realizar bazares beneficentes em que são comercializados bordados e costuras produzidas pelas voluntárias.

Segundo a presidente da entidade, Catia Bortoloto, em 2016 foram distribuídas 1.656 cestas básicas, totalizando 52 toneladas de alimentos, em grande parte doados por profissionais contábeis que participam dos eventos presenciais no CRCPR.

Além disso, foram confeccionadas 11.513 peças de roupas para recém-nascidos, que resultaram em 370 kits de enxovais entregues a crianças carentes que nasceram no Evangélico; distribuídas 3.437 latas de leite em pó, 809 kits de natal, 3.587 peças de lã para idosos e bebês; e arrecadados R$ 32.915,32 nos bazares das Mães, de Inverno, Festa de Santa Rita e de Natal.

Ao manifestar seus agradecimentos aos presentes em nome da entidade, Cátia anunciou também que, em comemoração aos 95 anos da Associação Espírita Capa dos Pobres, no dia 28 de junho, às 20 horas, o Sesc da Esquina será palco de um recital beneficente de piano da professora russa Olga Kiun e seus alunos Pablo Rossi e Estefan Iatcekiw. Os ingressos podem ser obtidos antecipadamente na secretaria da entidade, à Rua Desembargador Otávio do Amaral, 138, Curitiba-PR, mediante a doação de três quilos de alimentos não perecíveis.

O Sesc da Esquina fica na Rua Visconde do Rio Branco, 969 - Centro, Curitiba - PR.

"Estão todos convidados a prestigiar as apresentações desses verdadeiros virtuoses" e comemorar conosco estes 95 anos de dedicação a amenizar o sofrimento das pessoas menos favorecidas", finalizou.