Palestra aborda conceitos e práticas do registro de empresas

Vice-presidente da Câmara Técnica e vogal representante da classe contábil na Junta Comercial do Paraná, o contador Armando Lira ministrou palestra, dia 16, no auditório do CRCPR sobre os conceitos e práticas que envolvem o registro de empresas. Elaborar corretamente o processo de constituição de sociedades, alteração contratual ou distrato social é fundamental para evitar retrabalho. O retorno de processos para correção acontece muitas vezes por causa de detalhes e falta de atenção.

A intenção da Junta, nesse momento – disse Armando –, além de pedir atenção no momento de preencher os formulários, é frisar que esse trabalho, normalmente feito por escritórios de contabilidade, pode buscar todas as informações necessárias na página da Junta na internet: www.jucepar.pr.gov.br

Com a assessoria técnica de grande conhecedor das práticas da Junta Comercial, Valdir Oripka Milicio, o palestrante fez abordagens detalhadas, entre outros assuntos, sobre o manual do registro do empresário, constituição, alterações e extinções, manual do registro de sociedades empresárias Ltda, aspectos da transformação de sociedade empresária em empresário individual, aspectos da transformação do empresário individual em sociedade empresária Ltda.

Na abertura, o presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, elogiou o interesse dos contabilistas em relação ao tema e reconheceu que os profissionais são os principais usuários dos serviços do órgão. Disse que está recorrendo a todas as ferramentas possíveis para facilitar esse trabalho e a modernização, com recursos da informática, é indiscutivelmente o caminho. Akel informou que em breve será dado início à construção da nova sede da Junta em Curitiba. Será em frente ao museu Oscar Niemeyer, no Centro Cívico.

A mesma palestra será replicada nas cidades de Londrina, 23 de agosto; Cascavel, dia 30 de agosto; e Maringá, dia 13 de setembro. A exemplo de Curitiba, a inscrição é brinquedo ou livro infantil educativo, para doação a crianças carentes por ocasião do Dia da Criança. Informações e inscrição no site do CRCPR www.crcpr.org.br

Armando Lira e Valdir Oripka Milicio (sentado)

A inscrição foi brinquedo e livro educativo para doação no Dia da Criança

Auditório do CRCPR lotado

O presidente da Jucepar, Ardisson Naim Akel, falou sobre modernização do órgão.