Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Como em todos os anos, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) adere à campanha Outubro Rosa. Com materiais de comunicação em todas as redes sociais a entidade reforça a importância da conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer em mulheres, em especial o de mama.

“É uma forma de lembrar, alertar as mulheres, para os cuidados da prevenção do câncer”, ressalta o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

Câncer de Mama

O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente na mulher brasileira. Nesta doença, ocorre um desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. 

  • Sintomas: O sintoma mais perceptível pela mulher é um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja e também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Mas nem todo caroço é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.
  • Quando realizar exames? O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não haja sintomas. Toda mulher com 40 anos de idade ou mais deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente. Além disso, toda mulher entre 50 e 69 anos deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. 
  • Hereditariedade: Se uma pessoa da família – principalmente a mãe, irmã ou filha – teve essa doença antes dos 50 anos de idade, a mulher tem mais chances de ter o câncer. Quem já teve câncer em uma das mamas ou câncer de ovário, em qualquer idade, também deve ficar atenta. As mulheres com maior risco de ter o câncer de mama devem tomar cuidados especiais, fazendo, a partir dos 35 anos de idade, o exame clínico das mamas e a mamografia, uma vez por ano.
Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança. 
  • Como se prevenir? Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Estimula-se, portanto, a prática de atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor. 
  • É importante destacar que os homens também podem desenvolver Câncer de Mama. Portanto, ao notar qualquer caroço, alteração de formato ou textura do pelo, com ou sem dor, eles também devem procurar atendimento médico.

Outubro Rosa 

O movimento teve início em 1990, durante a primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Em 1997, entidades de outras cidades dos EUA começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença e outubro foi escolhido como o mês da campanha, a exemplo de novembro - mês azul - reservado para ações de prevenção do câncer em homens.







Fonte: Ministério da Saúde e Instituo Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva

Reprodução permitida, desde que citada a fonte